Campos do Jordão é um destino que une natureza, atrações ao ar livre, e hospedagens de luxo
Por Simone Barros, @viagemelifestyle – Colaboradora do DT
Na cidade mais alta do Brasil, o charme da montanha se une à sofisticação da hotelaria e da gastronomia. A cerca de três horas de distância de carro de São Paulo, a cidade atrai turistas que buscam conforto e experiências únicas em todas as estações do ano. Apesar do inverno ser considerada a alta temporada da região ( não só pelo clima, mas também período de férias escolares), Campos do Jordão tem temperaturas amenas à noite, mesmo no verão. É sempre um convite para boa gastronomia e um bom vinho.


Hospedagem
Para hospedagem, localização, estilo e serviços contam muito na escolha do hóspede. O Hotel Quebra-Noz é um refúgio contemporâneo cercado por araucárias e, ao mesmo tempo, bem pertinho do parque Capivari. Com arquitetura elegante e atmosfera acolhedora, o hotel combina luxo e hospitalidade. São ao todo 58 suítes que têm vista para o verde e nem parece que você está tão perto do centro.
O hotel tem uma black pool e uma piscina externa, ambas climatizadas, e o novo e exclusivo Terraço Veuve Clicquot – ótima opção para um drink no pôr do sol.
A gastronomia é outro ponto alto da estadia. O restaurante do hotel privilegia ingredientes regionais e sazonais, valorizando a culinária da montanha com toques contemporâneos. O Hotel Quebra-Noz oferece um completo e diferenciado café da manhã ( com variedade de queijos regionais, iogurte , pães e bolos feitos ali, além de pratos quentes na hora); um delicioso chá da tarde , noite de pizza aos sábados e, em qualquer refeição, sempre uma ótima carta de vinhos e drinks ( a adega do hotel impressiona).
Vale destacar que o hotel está entre os mais premiados de Campos do Jordão. Em 2024 foi eleito o melhor hotel de Serra do Brasil, pela revista Prazeres da Mesa. O hotel integra ainda a seleta rede do Circuito Elegante.

Passeios
Para os que apreciam o contato com a natureza, duas paradas são obrigatórias em Campos do Jordão: o Parque Amantikir, com seus 14 jardins inspirados em diferentes países, e o Horto Florestal, uma das maiores áreas de conservação ambiental do Estado de São Paulo. No Horto, além de trilhas e cachoeiras, há várias e ótimas opções de restaurantes.

Seguindo o roteiro de experiências , a Vinícola Villa Santa Maria, no Vale do Baú, é um dos tesouros da região. Não apenas pela visita, mas também pela qualidade dos vinhos, beleza do local e ótimo restaurante. O tour pelos vinhedos e pela cave revela a paixão da família proprietária pela viticultura, e a degustação guiada de vinhos brancos, tintos e também de seu hidromel.

Outra parada especial é na vinícola Raízes do Baú, que fica numa charmosa fazenda. O local combina turismo rural, sabores da montanha e o visitante pode passear entre os vinhedos, conhecer as características dos nove tipos de uvas planta das ali e participar de uma degustação ao final – com direito a pães, queijos, chutney e geleias locais para harmonizar com os vinhos. Destaque para o Chardonnay , que surpreende pelo aroma e untuosidade.

Gastronomia
Campos do Jordão também é sinônimo de alta gastronomia, e o roteiro culinário é um espetáculo à parte. Entre os destaques da cidade está o Elio Cucina Speciale que apresenta uma cozinha italiana moderna, com massas artesanais e receitas exclusivas que apostam em ingredientes frescos e técnicas precisas.

No Pennacchi Ristorante, restaurante que fica no famoso hotel Toriba, o ambiente elegante e acolhedor é palco para pratos clássicos italianos reinventados com sutileza, como o risoto de limão siciliano com camarões grelhados e o ossobuco ao vinho tinto. Vale observar – e se encantar- com os afrescos nas paredes do restaurante, todos feitos pelo artista italiano Fulvio Pennacchi.

Já o tradicional Restaurante Ludwig, um dos ícones da cidade, oferece fondue e receitas europeias em um clima romântico e acolhedor, ideal para noites frias de inverno. A preparação de pratos na frente dos clientes é um diferencial da casa. O ambiente é clássico e reúne com frequência grupos e famílias.

Para os apaixonados por carne, o Bonanza Parrilla é uma experiência completa: cortes nobres preparados com perfeição, acompanhados por uma carta de vinhos impecável e atendimento atencioso. O ambiente rústico-chique e a lareira central fazem do restaurante um ponto de encontro elegante para os amantes da boa mesa.

Encerrando o roteiro gastronômico com estilo, o Le Foyer, restaurante do Hotel Chateau La Villete, é um ícone da alta cozinha em Campos do Jordão. Com ambiente elegante, esse é um local especial para comemorações e momentos românticos. O restaurante é bem decorado, tem lareira e um dos destaques do menu é seu famoso fondue de chocolate.
Entre paisagens deslumbrantes, experiências enoturísticas e uma cena gastronômica de alto nível, Campos do Jordão reafirma seu lugar como o refúgio de luxo da Serra da Mantiqueira.




