Adesão recorde motivou mudança de local na última hora, segundo a Secretaria
Por Hugo Okada
A Capacitação para Feiras e Eventos promovida pela Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo começou na tarde desta terça-feira (19) com a apresentação de Marcelo Costa, secretário executivo da Secretaria Estadual, que deu as boas vindas ao público que lotou a sala de eventos do Novotel Jaraguá, na região central de São Paulo, e explicou a ausência do secretário de Turismo, Vinícius Lummertz, por motivos profissionais.
Costa iniciou falando sobre as feiras que acontecem no País: são 102 grandes feiras no Brasil; 30 mil expositores, sendo 28 mil nacionais e dois mil estrangeiros; 3,6 milhões de visitantes de todo o mundo; 2,3 milhões de metros quadrados de área ocupada nos centros de exposições; 50 macro segmentos econômicos atingidos; e 100 maiores feiras e exposições do agronegócio.
Desafios da gestão
“Quando fomos convidados pelo governador João Dória, fizemos questão de entender a Secretaria de Turismo. O Marco Lógico foi criado então para marcar as premissas seguintes: a primeira é o crescimento do turismo internacional dentro do nosso País; a segunda é o crescimento da América do Sul acima do crescimento mundial; a terceira é de que está havendo uma recuperação econômica que se manterá, não nos moldes da China, mas ainda assim expressivamente; também acreditamos no reposicionamento do Turismo da cidade de São Paulo por meio de processo de branding e ações específicas”, explicou o secretário.
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Reposicionamento
“A segmentação da oferta e da procura deve ser a mais inteligente possível. Queremos conhecer o cliente e ofertar aquilo que o viajante pode comprar e deseja. Essa é a ideia de segmentação. O Branding também é importante, já chegamos a um posicionamento que ainda não pode ser divulgado, mas que culminará na criação de uma marca para o Turismo de São Paulo que irá colocar a cidade em todos os lugares do mundo”, prosseguiu Marcelo.
Para o secretario, a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo necessita e passa por uma reformulação completa que inclui novas políticas de estratégia em parceria com o governador João Dória; e um novo modelo de gestão, com cerca de 50 funções representadas em um organograma. Alterações de orçamento também estão previstas, para que se possa concretizar o que está sendo planejado. A desburocratização também é, segundo Costa, uma prioridade que significa redução de custos acima de qualquer outra coisa.
Outros focos de atuação foram apresentados. “Uma grande parte da nossa promoção é inspirar o turista a nos visitar. Temos uma inteligência para a produção de produtos para o trade e para o público final”, disse Marcelo Costa. “Estamos também preparando um stop-over com quatro companhias aéreas e aplicação de recursos fortes na divulgação disso. Queremos garantir que o turista fique mais dias aqui sem custo adicional na passagem aérea”, complementou. “Nosso esforço isolado cria uma energia. Nosso esforço juntos, organizados, cria uma coisa mais sinergica e mais poderosa. Dessa forma, articular os atores do turismo é algo poderoso”, finalizou.