Capacitação para Feiras e Eventos da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo aborda desafios do setor

Adesão recorde motivou mudança de local na última hora, segundo a Secretaria

Por Hugo Okada

A Capacitação para Feiras e Eventos promovida pela Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo começou na tarde desta terça-feira (19) com a apresentação de Marcelo Costa, secretário executivo da Secretaria Estadual, que deu as boas vindas ao público que lotou a sala de eventos do Novotel Jaraguá, na região central de São Paulo, e explicou a ausência do secretário de Turismo, Vinícius Lummertz, por motivos profissionais.

Costa iniciou falando sobre as feiras que acontecem no País: são 102 grandes feiras no Brasil; 30 mil expositores, sendo 28 mil nacionais e dois mil estrangeiros; 3,6 milhões de visitantes de todo o mundo; 2,3 milhões de metros quadrados de área ocupada nos centros de exposições; 50 macro segmentos econômicos atingidos; e 100 maiores feiras e exposições do agronegócio.

Desafios da gestão

“Quando fomos convidados pelo governador João Dória, fizemos questão de entender a Secretaria de Turismo. O Marco Lógico foi criado então para marcar as premissas seguintes: a primeira é o crescimento do turismo internacional dentro do nosso País; a segunda é o crescimento da América do Sul acima do crescimento mundial; a terceira é de que está havendo uma recuperação econômica que se manterá, não nos moldes da China, mas ainda assim expressivamente; também acreditamos no reposicionamento do Turismo da cidade de São Paulo por meio de processo de branding e ações específicas”, explicou o secretário.

Reposicionamento

“A segmentação da oferta e da procura deve ser a mais inteligente possível. Queremos conhecer o cliente e ofertar aquilo que o viajante pode comprar e deseja. Essa é a ideia de segmentação. O Branding também é importante, já chegamos a um posicionamento que ainda não pode ser divulgado, mas que culminará na criação de uma marca para o Turismo de São Paulo que irá colocar a cidade em todos os lugares do mundo”, prosseguiu Marcelo.

Para o secretario, a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo necessita e passa por uma reformulação completa que inclui novas políticas de estratégia em parceria com o governador João Dória; e um novo modelo de gestão, com cerca de 50 funções representadas em um organograma. Alterações de orçamento também estão previstas, para que se possa concretizar o que está sendo planejado. A desburocratização também é, segundo Costa, uma prioridade que significa redução de custos acima de qualquer outra coisa.

Outros focos de atuação foram apresentados. “Uma grande parte da nossa promoção é inspirar o turista a nos visitar. Temos uma inteligência para a produção de produtos para o trade e para o público final”, disse Marcelo Costa. “Estamos também preparando um stop-over com quatro companhias aéreas e aplicação de recursos fortes na divulgação disso. Queremos garantir que o turista fique mais dias aqui sem custo adicional na passagem aérea”, complementou. “Nosso esforço isolado cria uma energia. Nosso esforço juntos, organizados, cria uma coisa mais sinergica e mais poderosa. Dessa forma, articular os atores do turismo é algo poderoso”, finalizou.

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Dia Mundial do Turismo dialoga com inovação – por Alexandre Sampaio*

No faturamento do mês de julho, o turismo nacional teve um prejuízo de 50,3% quando comparado ao ano passado. Além disso, ao todo, tivemos...

Veja quais brasileiros podem entrar na França e em quais condições

A entrada no território francês é permitida mediante o resultado negativo do teste PCR de coronavírus Por REDAÇÃO No dia 17 de março a União Européia...

Reabertura de igrejas impulsiona retomada do turismo religioso no Brasil

 “O Turismo Religioso sempre foi um forte segmento no Brasil. Com igrejas e templos reabrindo, o setor do turismo ganha mais força, assim como...

Conheça alguns dos destinos mais celebrados da Jamaica pelos viajantes

A ilha oferece escapadas em ambientes projetados para promover o distanciamento físico Por DIÁRIO com Agências De acordo com os resultados de uma pesquisa da TripAdvisor,...

Artigo: O que comemorar no Dia Mundial do Turismo

"O momento é grave para o setor de turismo e hospitalidade", aponta o presidente da Abih Nacional Manoel Linhares Por Manoel Linhares Esse ano comemoramos o...

Botanique Hotel & Spa anuncia Renata Maia Luque como nova diretora de Marketing e Vendas

A primeira grande missão da executiva será estreitar o relacionamento com os principais players do mercado de viagens exclusivas, dos eventos sociais e corporativos,...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat