Ainda, segundo Carlos, está mais fácil conquistar clientes com venda do aéreo, do que com o terrestre
por Paulo Atzingen*
O diretor da RXT Travel, Carlos Santos, veio para a Abav-Expo, que acontece de 27 a 29 de setembro em São Paulo, para estabelecer parcerias com o locadoras de automóveis e, evidentemente, rever os amigos de longa data. “Vou começar a trabalhar destinos domésticos e preciso, portanto, de empresas que me ofereçam o terrestre”, afirma ao DIÁRIO.
Carlos aproveitou o canal do DIÁRIO para fazer uma queixa. Segundo ele, as instituições que deveriam normatizar e regular certas regras de mercado (leia-se ABAV e Braztoa) não executam essa função. Para Carlos, o tipo de propaganda que a Booking.com faz é enganosa pois ela anuncia com um câmbio em valores de dólar comercial e o consumidor, ao fazer a compra paga pelo câmbio turismo, cerca de 4% a mais em todas as operações.
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“Veja; você faz a reserva e paga com o teu cartão uma operação no exterior. A cobrança vem em dólar turismo. Na propaganda a booking coloca o valor em reais, no câmbio comercial, mas o consumidor paga em dólar turismo, cerca de 4% a mais, sem falar no IOF (Imposto de Operações Financeiras) de 6,38%”, explica.
Ainda, segundo Carlos, está mais fácil conquistar clientes com venda do aéreo, do que com o terrestre. “O aéreo tem uma estrutura robusta e fazemos negociações digitais diretamente. Com outros segmentos, terrestre e hoteleiro, temos essa concorrência ferrenha com o Booking.com, que além de fazer um investimento brutal em ferramentas digitais, utiliza-se da ingenuidade do comprador”, declarou Carlos Santos ao DT.
O DIÁRIO procurou a representação da Booking para ouvir o outro lado, mas não obteve resposta.