A festa beneficia também, além das cidades com tradição carnavalesca, outros destinos de sol e praia que devem ocupar até 93% dos quartos de hotel
Redação do DIÁRIO com agências
A temporada de verão vai resultar na realização de 73,4 milhões de viagens e movimentação financeira de R$ 100 bilhões, conforme projeção do Ministério do Turismo, e o carnaval contribui em muito para esta conta. Um dos indicativos da importância dessa festa para o turismo é a ocupação hoteleira que, nos principais destinos de folia do país, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, deve variar de 80% a 95%.
Veja também as mais lidas do DT
No Rio de Janeiro (RJ) uma média de 72% dos quartos já estão ocupados, com perspectivas de avanço para 80%. Em Salvador (BA), os hotéis devem vender 95% dos seus quartos até o início do carnaval, no próximo sábado (25). Já em Recife (PE), a ocupação prevista é de 92%. A maior concentração de hotéis da capital pernambucana é na Praia da Boa Viagem, a mais procurada pelos turistas, e a demanda continua grande, segundo a ABIH/PE.
Em São Paulo (SP), segundo a pesquisa do MTur, a ocupação hoteleira deve ultrapassar os 60% registrados em 2016, segundo estimativa da SPTuris. A capital cearense deverá ocupar 84,2% dos leitos de hotéis. Em todo O Ceará serão 122 mil turistas somente no carnaval, segundo a Secretaria de Turismo. Enquanto em Alagoas, a média estimada de ocupação da rede hoteleira é de 93%, com as maiores ocupações na capital e em Maragogi, no litoral norte.
AMPLIAÇÃO – Hoje, o país conta com 50 redes hoteleiras nacionais e internacionais. São mais de 10,2 mil hotéis com oferta de 521,5 mil quartos, de acordo com estimativas do Fórum dos Operadores Hoteleiros (FOHB).Somente a Rede Accor, dona das marcas Sofitel, Ibis, Mercure, F1, Pullman, vai abrir 33 hotéis no país ainda este ano, aumentando sua participação no mercado para 285 empreendimentos hoteleiros.