Caroline Putnoki, diretora da Atout France, convida para o France Excellence 2022

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Prática, elegante e clara nas colocações, mesmo quando em alguns momentos seu entusiasmo mistura-se à beleza fonética da língua mãe francesa, Caroline Putnoki recebeu a reportagem do DT no escritório da Atout France esta semana para falar da segunda edição do France Excellence 2022 – América Latina.

Caroline é diretora do escritório do Atout France há 10 anos e é a idealizadora do evento mais charmoso e luxuoso que se tem notícia do lado de cá do Atlântico. No entanto não se trata de um charme superficial nem de um luxo extravagante ou ostensivo. É o luxo francês, elegante, criativo, leve e inspirador. Ela falou de quase tudo: dos participantes e convidados, da essência do luxo francês, dos preparativos e da própria ansiedade que ela e sua equipe experimentam dias antes da segunda edição do evento que acontece dia 19 de setembro, em São Paulo presencialmente, e de forma digital em todo o resto da Terra. Apresentamos abaixo, e em tópicos, a primeira parte da entrevista:

Gosto por criar

Trata-se de um evento conceitual. É um conceito que traz uma coisa nova, no ramo do turismo, e que traz muito conteúdo. Tem muito conteúdo sobre um assunto apaixonante: tudo o que é o luxo francês. E por isso que a parte da conferência mesmo, que acontece no dia 19 de setembro, é aberta a todos. Não somente agentes de viagens, mas também com certeza, aberta aos jornalistas, aos influenciadores e também ao público final.

Quem pode participar?

Todo amante da França, todo amante do luxo francês, todo amante do turismo na França, todo o amante do turismo de luxo na França e amante das viagens podem participar! O objetivo desse evento, desde o ano passado, é realmente de fazer as pessoas, os participantes refletirem sobre a necessidade de reinventar o luxo e o turismo de luxo também. Então, são muitos assuntos que serão tratados em pouco tempo, em aproximadamente quatro horas de conferências, debates, mesas redondas.

O que vem e o que tem atrás do luxo francês

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A ideia é justamente desmitificar o luxo francês. Além das marcas que são super famosas no mundo inteiro, como a Chanel, Dior, Louis Vuitton, marcas que fazem o DNA do luxo francês, o evento vai abordar o que vem atrás desse luxo francês, dessas marcas. E não falaremos só sobre moda. Falaremos também de viagens, de hotelaria, de gastronomia. Este ano teremos justamente uma parte importante dedicada à gastronomia. Porque o tema principal que eu não consegui traduzir totalmente para o português se chama “Le goût de la création”.

O “Le goût de la création” remete ao paladar, à vontade de criar. O “Le goût de la création” remete ao gosto da criação, à vontade, à motivação e ao paladar francês também.

Inspirar agentes de viagem

Para mim o dono de uma agência de viagem, cria todo o dia, o tempo todo. Ele tem que criar roteiros, ele tem que inspirar seus clientes a viajar para o país. Criar motivação. Então, às vezes, é uma ideia, é um start. Que ele diz: “Ah! Isso eu achei sensacional. Eu vou ligar para tal cliente para poder conversar sobre isso, para propor uma ação…uma viagem”. Então essa conferência é realmente para inspirar também as agências de viagem e a poder passar tudo o que tem atrás do luxo francês. Então na moda, na beleza e também na hotelaria. O que é o luxo à francesa? Ele tem muito a ver com a tradição, com a história, com o patrimônio, com a cultura.

Time Atout France no Brasil (da esquerda à direita): Regina Cerullo (Administração), Gessika da Silva (Promoção comercial), Caroline Putnoki (diretora), Izabele Pesinato (diretora adjunta) e Beatriz Alves (assistente Promoção comercial) – Crédito: Paulo Atzingen – DIÁRIO DO TURISMO)

Luxo francês é a própria cultura francesa

O luxo francês está intrínseco na vida do país, na cultura da França, e não só da hotelaria, mas na arquitetura, na própria questão urbana. Um palácio francês, como por exemplo, o Ritz ou Le Meurice é super ligado à cultura. Só a localização desses estabelecimentos é uma coisa incrível. O Le Meurice, que fica perto do Jardin des Tuileries e do Louvre, que tem muitas ligações com a cultura, com os pintores, com os artistas. Muitas coisas na França, digamos luxuosas, são ligadas à cultura organicamente, historicamente. Então, não dá para separar a cultura do luxo francês, e isso é fundamental. É muito, muito importante. E o luxo francês foi agregado a um novo valor que chegou nos últimos anos que é a sustentabilidade, e dentro disso entra a proteção ao meio ambiente.

Por que a comida francesa é diferente?

Após a abertura que terá a participação da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, a primeira conferência é de Löic Bienassis, que vai falar sobre gastronomia, do paladar francês, e por quê a cultura gastronômica francesa foi inscrita no patrimônio imaterial da UNESCO há mais de 10 anos. Por que a comida francesa é diferente? O que tem de diferente nesses hábitos gastronômicos franceses? De onde vem e como é esse paladar que marcou o mundo na gastronomia, que inspira ainda o mundo inteiro? Essa refeição à francesa, ela tem ritos, tem etapas, que são sagradas, que são tradicionais. E o mundo inteiro vai lá na França para descobrir. Então vamos explicar isso, vamos falar disso.

Sustentabilidade do luxo

A sustentabilidade vai ser um dos grandes assuntos também do France Excellence esse ano e o assunto será apresentado por Richard Bailley, proprietário do hotel The Brando, no Tahiti e por Helène Valade, diretora do grupo LVMH. Hoje em dia, a sustentabilidade não é opcional, é obrigatória. Tem que ser sustentável. E as grandes marcas de luxo francesas, seja na moda, na beleza, na cosmética, na gastronomia, na hotelaria, estão cada vez mais com essa necessidade de produzir de uma maneira mais sustentável. Na sustentabilidade tem o lado social, tem o lado humano, e tem o lado ambiental também. Então, a proteção da natureza é um dos aspectos abordados dentro dessa mesa redonda, mas também o respeito da natureza, o respeito aos processos que não vão estragar o planeta.

Preparativos

A ideia do evento deste ano era ter um fio condutor, uma coluna vertebral aí chegamos ao nome “Le Goüt de la création” e deixei no francês porque não dá para traduzir. E na verdade, essa brincadeira com as palavras, mostra e explica como a França no universo do luxo se reinventa todo o ano. E no universo do luxo, mais uma vez, gastronomia, moda, beleza e viagens. Porque os criadores de experiências de luxo estão no ramo das viagens. Como eles fazem para se reinventar? E como a França faz para se reinventar e todo ano propor mais novos atrativos? Então, Le Goüt de la création é realmente a coluna vertebral deste ano, deste evento.

Rodada de negócios

Tivemos um crescimento exponencial quando decidimos fazer o France Excellence de forma híbrida. Chegamos a todas as agências de viagens brasileiras que trabalham com a Europa. Quem trabalha com a Europa, se ainda não trabalha, vai ter que trabalhar com a França (risos). Porque a França ocupa um lugar especial no Brasil e no coração dos brasileiros. Estamos aos poucos retomando os eventos presenciais e eu pensei que as empresas francesas que iam participar deste France Excellence não estavam (todas) prontas ainda para sair totalmente do online. E talvez eu teria tido uma dezena, mas não teria tido as atuais 28 empresas participantes. Então, eu estou querendo realmente chegar com uma força interessante do luxo francês. Têm hotéis novos franceses que as agências brasileiras não conhecem ainda, têm expositores que são conhecidos, mas que não participaram muito, não fizeram muita promoção nos antigos anos e que estão voltando. Por exemplo, a Torre Eiffel. O grande presidente da Torre Eiffel, ele vem aqui no Brasil, ele fala português. Ele é o grande capitão, comandante da Torre Eiffel, marcará presença no France Excellence.

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Transcrição: Caroline Figueiredo; reportagem e edição: Paulo Atzingen


Confira a programação:

Segunda-feira, 19 de setembro de 2022

 

O France Excellence 2022 este ano terá abertura presencial da Embaixadora da França no Brasil, a senhora Brigitte Collet. Em seguida, o escritor, historiador e pesquisador do Instituto Europeu de História das Culturas e da Alimentação, Loïc Bienassis, irá proferir uma conferência cujo tema é “O paladar francês e a refeição gastronômica francesa na UNESCO”.

 

Em seguida, a mesa-redonda “O gosto da criação e a criação do gosto” terá como participantes o chef Laurent Suaudeau, diretor da Escola de Artes Culinárias que leva seu nome; Laurent Guez, crítico gastronômico do jornal francês Les Echos e do chef Jérôme Lacressonnière, diretor do Ducasse Conseil. A mediação ficará a cargo do jornalista Josimar Melo.

 

O segundo debate do dia “Os desafios da criação hoje diante da sustentabilidade” contará com a participação do proprietário do hotel The BrandoRichard Bailey, direto do Tahiti, e da vice-presidente de desenvolvimento ambiental do grupo LVMH-Moët Henessy Louis VuittonHélène Valade. O moderador será Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria.

 

O evento será encerrado com a palestra de Bénédicte Épinay, CEO do Comité Colbert, associação que reúne todas as marcas de luxo da França. A executiva trará informações de como as grandes maisons francesas lidam com a sustentabilidade e as tendências e desafios atuais do segmento do luxo em suas múltiplas manifestações: hotelaria, gastronomia, moda, perfumaria.

 

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