Casa de Portinari: eventos gratuitos celebram os 150 anos da imigração italiana

Continua depois da publicidade

Ações online e presenciais da Casa de Portinari, situada no interior de São Paulo, destacam a cultura de um dos povos formadores da população paulista


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), celebra em 2024 os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Serão vários eventos no museu que tratam da história e das manifestações culturais de um dos povos formadores da população paulista, principalmente do interior.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a Casa de Portinari tem uma ligação “familiar” com o povo italiano, pois o maior pintor brasileiro era filho de imigrantes que vieram da região do Vêneto.

Além da memória cafeeira e a memória ferroviária, a instituição também conserva e divulga a memória do imigrante, em especial o imigrante italiano, como um dos elementos que norteiam as ações do museu.

Programação cultural do Museu Casa de Portinari para os próximos dias

O principal evento do museu que celebra a imigração italiana na próxima semana é a roda de conversa “150 Anos da Imigração Italiana no Brasil – A Chegada dos Imigrantes e sua Contribuição com a Formação brodowskiana”, ministrada pelo professor e historiador Tiago Reatto, que acontece na quarta-feira (21), às 18h30.

Em uma conversa com o público, o professor apresenta quais eram as formas de trabalho e contratação dos imigrantes italianos em seus primeiros anos no Brasil, além de tratar sobre as contribuições desses cidadãos europeus para a formação político-cultural da cidade de Brodowski e a influência na obra de seu mais conhecido filho, Candido Portinari.

A roda de conversa é finalizada com música tradicional italiana executada no acordeon pelo próprio professor Reatto.

No mesmo dia, mais cedo, às 10h, acontece a ação “Portinari por Ele Mesmo”, em que os educadores apresentam nas redes sociais do museu o resultado de suas pesquisas sobre o trabalho literário do artista. São vídeos, versos e prosas de Portinari sobre sua visão do mundo e seus sonhos. Uma ótima oportunidade de conhecer essa faceta pouco divulgada do pintor brodowskiano, nessa edição, ligada à imigração dos italianos ao Brasil.

Leia mais: 150 anos da Imigração Italiana: como a Embaixada do Brasil em Roma celebrará?

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade