Há males que vêm para bem, diz o ditado popular. E esse ditado pode ser aplicado na vida do chef Raimundo Oliveira, que depois da pandemia repaginou seu negócio e triplicou sua clientela.
por Paulo Atzingen, de São Paulo*
Raimundo Oliveira já era uma referência no centro de São Paulo com seu restaurante e pizzaria Copan, que funcionou no piso térreo do edifício mais emblemático de São Paulo, por 22 anos ininterruptos. Com a crise sanitária da Covid-19, foi obrigado a repensar seu negócio. E repensou bem. Um outro espaço surgiu na mesma região do edifício Copan, e lá implantou seu novo negócio: a Casa do Raimundo.
Veja também as mais lidas do DT
“O ano de 2020 vivíamos um período muito bom, com a casa lotada e com uma clientela fiel. Aí veio a Covid e tivemos que fechar, passando alguns meses sem nenhuma atividade. Sofremos bastante. Foi quando surgiu a oportunidade de um outro espaço na área externa do edifício Copan. Não pensei duas vezes”, relata Raimundo à reportagem.
Aperfeiçoou menu
Se antes Raimundo tinha um cardápio que incluía pizzas e pratos mais rápidos, agora o chef reduziu o número de delícias, promoveu cursos de especialização de seus auxiliares e aperfeiçoou seu menu.
“Tenho como carro chefe o filet ao molho mostarda e o filet à parmegiana. Mas outros pratos se destacam e são muito pedidos como o Tilápia a belle muniere, o nhoque à napolitana e a beringela à parmegiana“, enumera Oliveira.
A Casa do Raimundo é um ambiente aconchegante. São dois espaços, sendo que um deles o bar se sobressai com uma variedade de bebidas e drinks. “O bar é outro diferencial do nosso endereço porque ele tem de tudo, de destilados a fermentados e drinks feitos sob medida por nosso barman”, descreve.
Presença
O que chama atenção também neste ambiente é a presença do chef Raimundo, que não fica escondido na cozinha como a maioria de chefs estrelados. Solícito, conversa com seus clientes, auxilia no atendimento, confere o andamento dos serviços com a maestria de quem tem três décadas de estrada.
Com um pouco mais de um ano de funcionamento (a Casa do Raimundo foi aberta dia 3 de fevereiro de 2023), o restaurante funciona a todo o vapor durante o dia, pois atende quem trabalha nas empresas, bancos e lojas do centro de São Paulo. “Atendemos até 100 pessoas sentadas nos dois salões. Esse número nos permite trabalhar com qualidade no atendimento”, afirma o chef.
Receita
Ao final, pergunto a Raimundo qual a receita que ele tem usado para estar há quase trinta anos firme e forte em um ramo tão competitivo. Ele me responde, sem pensar muito: “Foco e dedicação ao trabalho e respeito ao cliente”.
SERVIÇO:
Casa do Raimundo
Rua Araújo, 331 – REPÚBLICA – São Paulo, São Paulo 01220-020
1131290606
COMO CHEGAR:
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO