Cervejaria Vemaguet67: nomes retrôs, ótimo atendimento e prêmios a destacam

Continua depois da publicidade

Em nossa recente passagem por Campos do Jordão (SP) resolvemos conhecer O Bar e Restaurante e Cervejaria Vemaguet 67.

por Paulo Atzingen*


Fundado em 2014, o espaço recebeu este nome para perpetuar na memória o carro Vemaguet, fabricado na década de 1960 no Brasil. Em 2020, o bar inaugurou uma microcervejaria integrada a um Brew Pub, localizado no centro do bairro de Capivari.

Veja também as mais lidas do DT

Fomos gentilmente recebidos pelo proprietário Oziel Faria e atendidos pelo mestre cervejeiro titular da casa, Silvestre Pereira Filho.

Silvestre explica ao DIÁRIO que as cervejas do endereço receberam nomes retrôs inspirados nos anos 60, década da fabricação do Vemaguet. São elas: Marcha Lenta=Pilsen; Turbinada=IPA; Fumacê=Weiss; Reboque=Bock e Furiosa=Red.

Vemaguet 67
As cervejas do endereço receberam nomes retrôs inspirados nos anos 60

Prêmios

Antes mesmo de completar cinco anos de atividades a cervejaria já conquistou prêmios. Reboque bock foi premiada duas vezes como a melhor cerveja bock do Brasil no concurso brasileiro de cervejas em Blumenau e a Turbinada Ipa, mais recentemente, foi eleita a melhor cerveja no estilo English Ipa, no Concurso Brasil Beer Cup.

Silvestre explica que nesse tempo de vida da casa, a cervejaria produz nove tipos de cervejas – todas artesanais -, sendo cinco delas cervejas de linha e quatro sazonais, cervejas de época. “Cervejas para o final do ano, para a Páscoa, para o Festival de Inverno… É importante destacar os dois estilos que receberam três premiações, a nossa Bock, que é a Reboque e a nossa Ipa, a Turbinada, eleita a melhor cerveja englishIpa do Brasil.

“Essas premiações são bem significativas pra cervejaria, já que valorizam a marca, o trabalho da nossa equipe e a cidade de Campos do Jordão”, comemora Silvestre.

Com uma produção em torno de 15 mil litros/mês, Silvestre adianta que 80% da matéria-prima é importada. “Praticamente todas as matérias-primas utilizadas no processo da cerveja Vemaguet é importada. Os insumos vêm da Alemanha, Estados Unidos, Bélgica. A qualidade da nossa cerveja não se discute, portanto, tem que ser de ótima procedência a base das nossas cervejas. Aqui colocamos a alma brasileira”, explica.

Cervejaria Vemaguet 67
Mestre Cervejeiro Silvestre (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Cervejaria Vemaguet 67
A equipe da casa: atendimento nota 10

Cerveja brasileira para brasileiros

O carro modelo Vemaguet começou a ser fabricado em 1958 e em 1967 saiu de linha. O automóvel era todo feito no Brasil pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW. Silvestre faz uma comparação:

“A empresa Vemag tinha um slogan: brasileiros produzindo automóveis para brasileiros. Aqui nós adotamos também um (slogan) parecido: “brasileiros produzindo cerveja para brasileiros”, brinca e revela: “O sócio Oziel Faria tem uma Vemaguet67 toda original”.

Silvestre acrescenta que o bar-restaurante casou muito bem com a microcervejaria e que o público tem provado e retornado. “Já conseguimos uma clientela fiel. Temos clientes que retornam em busca da cerveja que eles só encontraram aqui”, finaliza.

O Bar e Restaurante e Cervejaria Vemaguet 67 integram as empresas do grupo Cantinho da Serra: Cantinho da Serra Grill, Restaurante Cantinho Suiço, Empório Cantinho da Serra e Lugarzinho Café, todos em Campos do Jordão.

Cervejaria Vemaguet 67
O Bar e Restaurante e Cervejaria Vemaguet 67 integram as empresas do grupo Cantinho da Serra (Crédito: divulgação)

Vemaguet 67

Rua Djalma Forjaz, nº 140, Vila Capivari. Campos do Jordão (SP)

(12) 3663-3239 –  Reservas: (12) 99798.9989.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade