InícioBlog do DiárioFestival Gastronômico do Pinhão começa em Campos do Jordão

Festival Gastronômico do Pinhão começa em Campos do Jordão

O 3º Festival Gastronômico do Pinhão, que acontece em Campos do Jordão de 19 de abril a 28 de maio, tem a semente da pinha, o pinhão, extraído das araucárias, como seu principal ingrediente

Se a cana-de-açúcar tem ou teve o seu reinado, com seus inúmeros subprodutos, o pinhão, extraído das araucárias, é coroado agora de abril a junho com o 3º Festival Gastronômico do Pinhão, em Campos do Jordão (SP).

Por Paulo Atzingen (Com fotos de Juneo Videira)*


Fiquei surpreso à variedade de receitas que se faz com essa semente: ravioli de pinhão, truta ao molho de pinhão, nhoque de pinhão, pinhão tropeiro, arroz com pinhão, vinagrete com pinhão, farofa com pinhão, risoto de pinhão e uma infinidade de doces de pinhão.

Por essa variedade de pratos, e pela força simbólica da araucária, a Associação Cozinha da Mantiqueira reuniu os principais bares, restaurantes, chocolataria, vinícola e cervejarias artesanais das cidades de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento de Sapucaí e realiza este ano a 3º versão de seu festival gastronômico. O DIÁRIO foi uma das mídias convidadas para a abertura.

Este festival é muito autêntico, pois extrai da natureza sua essência sem agredi-la, respeitando seu tempo e acrescenta a isso a engenhosidade humana gerando negócios, emprego e renda.

Festival Gastronômico do Pinhão
Filé de truta grelhada com crosta de ervas e pinhão, acompanhado de purê de banana no restaurante Elio Cucina Speciale
Festival Gastronômico do Pinhão
Sua excelência, pinhão!

Período do defeso

O município, inclusive, segue as determinações da Portaria Normativa do Ibama, (Normativa DC-20), que estipula o dia 15 de abril como início do período para colheita e venda em lojas, feiras ou propriedades rurais. “É o período de defeso, por isso nosso festival começa depois de 15 de abril”, afirma Ricardo Elcheino, o Ike, presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira.

“O Festival Gastronômico do Pinhão e a própria associação fazem parte de um grande trabalho social. Hoje temos 31 restaurantes com aproximadamente 2.800 funcionários, que multiplicado pelo número médio (de pessoas) nas famílias, nós temos cerca de 8 mil pessoas alcançadas”, calcula Elcheino, em entrevista ao DIARIO.

Festival Gastronômico do Pinhão
Ricardo Elcheino, o Ike, presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira

Matéria-prima aos restaurantes

Ike foi eleito em março como novo presidente da associação. “Nossa associação fomenta a geração de empregos, gera fluxo turístico e acaba gerando uma demanda muito boa junto aos pequenos e médios produtores da região da Mantiqueira”, diz ao DT. Esses pequenos e médios produtores da região entenda-se agricultores, apicultores, criadores de animais de corte e ordenha, comerciantes e distribuidores de produtos hortifrutigranjeiros e uma infinidade de gente que fornece matéria-prima aos restaurantes.

Polo gastronômico

Segundo ele, Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento de Sapucaí já podem ser considerados um polo gastronômico estadual. “Além dos 31 associados, Campos do Jordão tem mais de uma centena de restaurantes e uma escola Senac (Grande Hotel Escola Senac), que forma profissionais na área da gastronomia, hotelaria e de serviços, setores esses inerentes a bares e restaurantes. É um grande polo, e um passeio excepcional de se fazer pois está localizado bem próximo de São Paulo e Rio de Janeiro”, completou.

Pinhão avisa que o inverno está chegando em Campos do Jordão (Crédito: divulgação)

Cardápio autêntico

Na noite de abertura do 3º Festival do Pinhão, o jantar foi no restaurante Elio Cucina Speciale. Fomos recebidos pela chef Maria Catão e seu pai Marcelo Richtmann, que nos apresentou seu autêntico cardápio: na entrada, caldo verde de pinhão com linguiça defumada e couve manteiga; o prato principal conhecemos o filé de truta grelhada com crosta de ervas e pinhão, acompanhado de purê de banana. Na sobremesa fomos premiados com paçoca de pinhão, que é feita com pinhão triturado e assado com crumble, açúcar e canela.

“Nosso pinhão é todo do nosso próprio terreno. Temos 12 araucárias aqui. Não tem comparação, um produto fresco e saboroso. Essa época (abril e maio fim do outono início do inverno) é a certa para comprar pinhão, com bastante óleo o sabor fica inigualável”, ensina a chef Maria. Ela acrescenta que é muito comum encontrar o pinhão o ano todo na região, mas quando chega agosto o sabor das sementes não é mais o mesmo.

Festival Gastronômico do Pinhão
A chef Maria Catão e seu pai Marcelo Richtmann
Festival Gastronômico do Pinhão
Anderson Oliveira, chef do restaurante Dona Chica, fala ao DIÁRIO

Pinhão avisa a chegada do inverno

Para Anderson César Oliveira, chef do restaurante Dona Chica, o pinhão é o grande símbolo e ingrediente icônico da serra da Mantiqueira. “A Mantiqueira fica com um pedacinho da Mata Atlântica, e possui uma floresta de araucárias, e o pinhão é a grande representatividade que temos aqui na região. Ele coroa a gente com uma semente única, e nos avisa que o inverno está chegando, pois as sementes começam a cair no início do outono. É um símbolo de toda a nossa gastronomia, da nossa cultura e dos nossos hábitos”, disse ao DIÁRIO.


SERVIÇO:

 

Há apenas 170 km de São Paulo, o Festival em Campos do Jordão é uma ótima opção para curtir os feriados de abril e todo o mês de maio ou mesmo dar uma chegadinha para passar o dia e curtir o melhor da gastronomia da montanha.

 

Acesse @cozinha.mantiqueira e conheça todos os participantes do Festival para a sua escolha.

Caso você goste de cozinhar e queira fazer as delícias dos chefs, a dica é o livro Sabor da Montanha que também foi lançado pela Associação Cozinha da Mantiqueira (veja matéria aqui) e traz receitas incríveis dos chefs.

 

Para saber mais e comprar é só acessar www.sabordamontanha.com.br. Também está à venda na Livraria Cultura.

 

Associação Cozinha da Mantiqueira – www.cozinhadamantiqueira.com.br


*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Juneo Videira viajaram a convite da Associação Cozinha da Mantiqueira

* Agradecimentos especiais a Anice Aun, da Anice Aun Informação

LEIA TAMBÉM:

Livro Sabor da Montanha é lançado e mostra força de Campos do Jordão

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque