Chieko Aoki: “o hóspede não está mais exigente, mas sim, mais experiente” (RETRO 2017)

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REDAÇÃO DO DIÁRIO (Publicado dia 23 de fevereiro)

Chieko Aoki, na entrevista exclusiva, que será veiculada na próxima revista PAYSAGE HOTELEIRA, falou sobre a influência da tecnologia no mundo da hotelaria. Segundo ela, a tecnologia irá cada vez mais substituir as funções mecanizadas. As mais complexas, que requerem intuição e sentimento, segundo ela, o homem ainda estará à frente. “Teremos mais tempo para realmente cuidar do hóspede, ter a capacidade de olhar para ele e saber como tratá-lo. Uma máquina não pode saber se o hóspede está de mau humor. As pessoas podem”, explicou na entrevista concedida ao jornalista Paulo Atzingen, editor do DIÁRIO.

Chieko concorda que o hóspede moderno está muito mudado em relação ao hóspede de 10 anos atrás, no entanto, não está mais exigente, mas sim, experiente.

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“O hóspede está cada vez mais experiente, que é diferente de ser exigente. Se antes, você usava telefone fixo e agora você usa telefone celular, você não vai querer que seu cliente seja usuário de telefone fixo. Então a experiência dele mudou, então a velocidade mudou”, enumera a executiva e completa. “Acho que a gente, muitas vezes, não se dá conta da realidade que se transformou”, completa.

Sabe o que quer

Segundo Chieko Aoki, o cliente moderno está mais criterioso. “Ele pesquisa mais e faz ele muito bem. Eu acho isso ótimo, porque a pior coisa para gente é a gente estagnar, como profissionais jamais devemos nos estagnar. Devemos estar sempre atentos. E se o cliente se satisfaz com qualquer coisa… Deus me livre! Quanto mais o cliente é experiente, mais eu gosto dele”.

Inegociável

Questionada sobre a presença cada vez mais avassaladora da tecnologia na vida das pessoas e, em especial, na hotelaria, ela respondeu: “Então, a tecnologia vai avançar cada vez mais e não tem mais volta. No entanto, tudo que seja ligado à inteligência deve permanecer. A tecnologia pode até substituir a inteligência, ser mais veloz, juntar dados, fazer análises, mas jamais conseguirá substituir a emoção, a emoção humana, que é parte integrante, inegociável da hotelaria e da hospitalidade”.

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