A ProColombia promoveu, no último fim de semana, o “Pedale na Colômbia”, quando reuniu ciclistas amadores e profissionais, além de agentes e operadores de viagens especializados e amantes do esporte. O evento recebeu cerca de 200 ciclistas, além de parte do trade, com objetivo de apresentar a oferta turística da Colômbia para este nicho.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Segundo nota da ProColombia, o Ecoturismo e o turismo esportivo ganharam um enorme destaque em meio às novas tendências pós-pandemia. Atualmente, visitantes em todas as partes do mundo estão procurando cada vez mais viagens e experiências focadas no bem-estar, num maior contato com a natureza e em uma vida mais ativa e saudável, o que envolve uma série de esportes como o cicloturismo. Neste sentido, a Colômbia sai na frente.
Veja também as mais lidas do DT
Não é de hoje que o esporte tem a sua devida importância para a Colômbia, que investe cada dia mais nesta que é uma modalidade olímpica. Infraestrutura não falta. Além do privilégio de contar com regiões montanhosas e desafiadoras voltada aos profissionais que treinam para grandes competições, bem como aos ciclistas amadores que contemplam o esporte e a natureza, o país ainda conta com diversos velódromos oficiais, com capacidade para receber inclusive campeonatos de nível internacional. Competidores como Egan Bernal, Rigoberto Durán, Nairo Quintana, Esteban Chaves e Miguel Angel Lopes são os atuais campeões colombianos de torneios que acontecem ao redor do mundo.
“A Colômbia leva o ciclismo a sério também na questão da mobilidade urbana. Nos últimos anos, a capital do país decidiu apostar em ciclovias para melhorar a qualidade de vida da população. Com projetos cicloviários que são destaque no mundo todo, Bogotá tem mais de 550km de ciclovias espalhadas por toda a cidade, que ainda se integram com o transporte público”, diz a nota.
A iniciativa “Pedale na Colômbia” teve como base as instalações da Bike for Life Park, localizado em Morro Branco, em Pirapora do Bom Jesus, a cerca de 50km da capital.