Cidade colonial com ar de província, Puebla destaca-se pela arquitetura

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Localizada há duas horas da Cidade do México (cerca de 130 Km), Puebla, capital do estado homônimo, é uma joia rara da arquitetura colonial espanhola em terras mexicanas. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade fundada em 1531 pelos espanhóis ergueu-se no vale de três vulcões e, por muito tempo, foi considerada sagrada, como uma morada dos anjos, haja visto as mais de 120 igrejas que se encontram na localidade.

Puebla também é o berço de pratos tradicionais da culinária mexicana, como do mole poblano, uma espécie de molho espesso escuro que leva mais de 30 ingredientes, incluindo chocolate, e do chile nogado, que é um pimentão recheado empanado com carne, pêssego, maça e pinhão e coberto com um molho de nozes ao toque de coentro e sementes de romã – o prato só é servido entre julho e setembro.

Veja também as mais lidas do DT

Apesar de grande, com cerca de 3 milhões de habitantes, a cidade mantém os ares de província, fato que atrai muitos visitantes, e concentra as principais atrações em sua parte central. Três dias são suficientes para explorá-la com tranquilidade, dando tempo para desfrutar ao máximo de todas as atrações culturais e gastronômicas que o destino oferece.

Como na maioria dos municípios do México, o Zócalo (praça principal) é o ponto de partida do passeio. É nele que está a Catedral Metropolitana com seu famoso sino. Na praça, com seus prédios de arquitetura colonial, estão os bares e restaurantes. Esses colocam mesas na parte de fora, criando uma atmosfera bastante agradável. Outro ponto para se observar a movimentação do Zócalo são os rooftops de alguns prédios na própria praça.

Próximo está o mercado de artesanato El Parián. Ótimo endereço para se observar a cerâmica local, uma das mais tradicionais do país. O passeio pode ser seguido pelo Barrio Del Artista, onde artistas trabalhando na rua e pequenas galerias se multiplicam. Ainda por ali há o Teatro Principal e sua imponente arquitetura do século 18.

Outro ponto que não pode faltar na visita é a Biblioteca Palafoxiana, que fica no último andar do antigo Colégio de San Juan. Foi fundada em 1646 e possui um acervo de mais de 46 mil livros.

Puebla é uma daquelas cidades que não precisa de roteiro. Vale um mapa na mão, as principais atrações para visitar e se deixar levar pela cidade e suas ruas charmosas e encantadoras.

visitmexico.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade