A 3ª edição da Feira Literária de Tiradentes – FLITI começa nesta quinta-feira (3). O evento, realizado na charmosa cidade de Minas Gerais acontece até o dia 6 de novembro.
Neste ano, a FLITI vai homenagear o conjunto da obra do escritor e ilustrador Ziraldo e a celebração dos seus 90 anos.
A abertura oficial ocorre 10h com uma cerimônia oficial. Estarão presentes o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, o secretário de governo, Rogério de Almeida, o secretário de educação, Valdo Trindade Rosa e o secretário de turismo, cultura e lazer Sérvulo Matias Filho também está Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo – IZ e Cristina Figueiredo, idealizadora da FLITI.
Veja também as mais lidas do DT
“A literatura é importante para a construção do pensamento crítico e, não apenas das crianças! Os participantes terão a oportunidade de exercitar a imaginação e a criatividade, para além das telas dos celulares e computadores. Assim, a FLITI vem para a valorização do patrimônio literário, o qual faz parte da história por meio das mais diversas narrativas já escritas”, afirma Maria Lidia Montenegro, diretora do Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes.
São mais de 100 atrações, além de 30 editoras presentes vendendo livros a preços promocionais.
“A FLITI se supera a cada ano e isso é o que nos motiva a seguir sempre em frente”, afirma Cristina Figueiredo idealizadora e organizadora do evento.
Cristina foi Diretora Executiva da SABIN – Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, depois, assumiu a diretoria executiva da ASSMAM — Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna/MAM-RJ. Hoje é gestora da CMA de Figueiredo realizando diversos projetos culturais como a FLITI.
Edital para escritores independentes na FLITI
Para a edição deste ano, além dos autores já consagrados foi lançado um edital para chamar escritores locais e independentes, que estão começando a carreira. São 21 autores independentes que irão compor as mesas junto aos demais e proporcionar debates em torno da literatura.
A FLITI está entre os principais eventos de difusão do livro e o incentivo ao hábito da leitura, proporcionando o contato com autores locais e do estado de Minas Gerais. A oportunidade de ler e ouvir histórias é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão para crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência (PcD). A FLITI vem construir um novo olhar por meio da leitura e do universo literário.
“A FLITI permite um encontro de grande autores e temas e propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor”, explica a carioca Cristina Figueiredo, idealizadora do evento.
A população terá acesso a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros. Em suas duas edições, a FLITI recebeu mais de 12 mil pessoas. A expectativa para este ano é ainda maior.
Para saber mais informações sobre o evento, acesse o link oficial clicando aqui.
EDIÇÃO DO DT com agências.