O caleidoscópio de lugares, destinos, paisagens, personalidades, discursos e formas de expressar o Paraná mais uma vez se apresenta na terra dos pinheirais. É a Expo Turismo Paraná que reúne tudo o que se relaciona a turismo e viagens nesta parte do país.
Por Paulo Atzingen, de Curitiba – Fotos Juneo Videira*
Embora a cidade de Curitiba tenha amanhecido fria, com termômetros marcando 10 graus centígrados, os empresários do turismo e viagens da cidade e do Brasil, autoridades públicas, profissionais do turismo e imprensa compareceram em peso ao ViaSoft Experience, aquecendo o centro de convenções onde acontece o evento dias 15 e 16 de junho.
Segundo a organização, estarão representadas cerca de 350 marcas, distribuídas em 125 expositores. Além disso, a estimativa de público é de 6 mil pessoas nos dois dias.
Mais uma vez, o evento foi marcado por grandes pronunciamentos, como a do prefeito Rafael Greca e do vice-governador Darci Piana. Todos, inegavelmente apresentando as peculiaridades da capital e do Estado.
Veja também as mais lidas do DT
Tempos mudaram
Magda Nassar, por exemplo, presidente da ABAV Nacional, falou do papel que o turismo, a associação e as agências têm na responsabilidade social. “As empresas (leia-se agências) vivem uma zona de perigo. Durante a pandemia trouxemos ajuda para diversas empresas, essa é a gestão da Abav, a gestão das entregas”, falou lembrando que a entidade completa 70 anos e que realiza sua mais tradicional feira, a ABAV-Expo, em setembro, no Rio de Janeiro. Acrescido a isso lembrou que os tempos mudaram (para melhor) e que após 70 anos a entidade tem uma mulher no comando.
Um pouco antes, João Alceu Rigon, presidente da Abav Paraná, não só homenageou o ex-presidente da associação Antônio Azevedo, que está doente, mas adiantou alguns números: “Tivemos a maior adesão da história das operadoras, no total de 27, temos 22 destinos nacionais, 15 empreendimentos hoteleiros e dois países participantes: Uruguai e Argentina”, enumerou.
Marca Brasil
Chamada carinhosamente de Curitibinha pelo secretário de turismo do Paraná, Márcio Nunes, Jaqueline Gil, diretora de marketing da Embratur, deixou seu recado enaltecendo a prefeitura de Curitiba, quando do uso da Marca Brasil na estufa do Jardim Botânico. “Há quatro meses no governo, minha primeira atividade foi recuperar a auto-estima do próprio país. Agradeço ao prefeito Rafael Greca e a Tatiana Turra por usarem a Marca Brasil, criada em 2005, que representa as nossas cores”, lembrou.
Embora Márcio Nunes, secretário de Turismo do Estado do Paraná tenha se autodeclarado incomodado por falar antes de Greca -nominando-o como o maior tribuno do país – ele mandou bem citando a regionalização do turismo do estado. “Vamos utilizar essas duas estrelas, Curitiba e Foz do Iguaçu para irradiar e criar roteiros para outros destinos do Paraná. Essa é uma das nossas missões”, antecipou.
Roteiros
Greca, para manter o seu nível intuitivo criativo no discurso, fez uma referência à fala de Nunes citando sua recente viagem à Foz do Iguaçu. “É muito importante haver roteiros. Eu ousaria dizer que deveria haver também uma rede hoteleira à altura. Por que não fomentar paradores do Paraná? Ou redes de pousadas chamadas Paradores do Paraná? Que podem ser públicas ou privadas”, sua usina de ideias funcionava a todo vapor. Deu exemplo de Itália e Portugal.
Disse que viera há pouco dias de Foz do Iguaçu e inevitavelmente poetizou sua fala.
“La onde vivem os quatis, e miríades de borboletas, sem perceber a fronteira política do Brasil e do Argentina e do Paraguai. Lá na cidade do Marco das Três Fronteiras. Nada pode ser mais bonito e potencial do que a nossa grande e adorável terra do Iguaçu”, cantou.
Meu negócio é falar de Curitiba.
Citando também números, Greca lembrou que diminuiu em seu primeiro governo o ISS de 5% para 2%, o que provocou o aumento do turismo de eventos, que se soma aos eventos e espetáculos nas arenas e campos de futebol.
“Vejo Curitiba como um grande centro promotor de eventos. 7 milhões e 200 mil turistas por ano, mais de R$ 6 bilhões de receita gerada”, e enumerou os atrativos turísticos da capital curitibana. “Queremos investir cada vez mais no Turismo”, garantiu, não antes de citar os investimentos em ações sustentáveis como gestão de informação, energia fotovoltaica, gestão de informação e acessibilidade. “Curitiba é um destino turístico inteligente”, resumiu.
A fala final do prefeito foi acompanhada por um vídeo de lançamento do Natal em Curitiba: Luz de Pinhais – Encontro de Emoções.
Serviço:
Expo Turismo Paraná 2023
Evento organizado e promovido pela ABAV-PR para agentes de viagens e profissionais do trade turístico
Data: 15 e 16 de junho de 2023
Horário: Abertura – dia 15/06, às 11h. Feira de Negócios e capacitações – dia 15/06, das 12h às 20h e dia 16/06, das 12h às 18h.
Local: Viasoft Experience – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba PR
Valor: Entrada franca
Inscrições pelo site do evento até o dia 14/06 ou presencial nos dias 15 e 16/06, no local do evento.
Para saber mais, acesse o site oficial do evento.
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Juneo Videira viajaram a Curitiba convidados pela ABAV Paraná.