Cometa NEOWISE é registrado por fotógrafo em Monte Verde (MG)

Continua depois da publicidade

O cometa C/2020 NEOWISE F3, visível em todo território brasileiro desde o dia 23 de julho, foi fotografado, em Monte Verde (MG), no último sábado (25), pelo fotógrafo Tom Araújo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Descoberto em 27 de março de 2020 por uma equipe da Nasa, o astro vem causando muita expectativa no mundo da astronomia. No Brasil, ele ficará visível até amanhã (30). Porém, vale lembrar que, cada dia que passa, vai se distanciando e ficando menos brilhante. Sua visibilidade, portanto, depende das condições climáticas, podendo ser a olho nu em regiões mais altas e com pouca iluminação artificial.

Veja também as mais lidas do DT

“Nossa saga começou no dia 23, em que tentamos localizar o cometa, mas não tivemos sucesso, pois o lugar que fomos não era alto o suficiente para avistá-lo. No dia seguinte, fomos em um ponto mais alto, com vista para o noroeste e acima da linha do horizonte. Com muito custo o localizamos, mas não o vimos a olho nu. Conseguimos uma primeira foto, porém uma queimada na direção dele acabou atrapalhando e o deixando cinza. Já no sábado (25), contrariando todas as probabilidades, já que o cometa já estava mais distante da Terra, conseguimos essa captura, ainda melhor do que a do dia anterior. E, para completar nossa alegria, foi possível vê-lo a olho nu, o que tornou essa saga ainda mais especial e cheia de emoção. Afinal, não é todo dia que avistamos um cometa em Monte Verde”, brincou Tom.

À medida que se afasta do Sol, o cometa NEOWISE começa a aparecer no céu noturno logo após o pôr do sol. Isto aconteceu nos Estados Unidos por volta dos dias 11 ou 12 de julho, (Crédito: NASA)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade