Existem inúmeros clientes e parceiros interessados na diminuição do impacto ambiental e social, mas como fazer isso de forma economicamente viável para o seu negócio?
REDAÇÃO DO DIÁRIO (Em parceria com a Eurociclo)
Ao tratarmos do impacto, que a sustentabilidade corporativa tem no seu negócio, precisamos dar atenção a duas questões em um primeiro momento: a primeira é a origem dos insumos utilizados – se são oriundos de práticas que configuram trabalho escravo e de impacto negativo ambientalmente, ou se são oriundos de práticas que celebram e impactam positivamente o meio ambiente e sociedade. Isso porque, ainda segundo a pesquisa de 2018 da Akatu, 59% dos consumidores levam em consideração se a empresa possui práticas prejudiciais ao meio ambiente.
E a segunda: a garantia de um ambiente de trabalho saudável a todos colaboradores da sua empresa. Com a casa em ordem podemos seguir com ações de impacto social e ambiental no ambiente externo à empresa.
Exemplos de como impactar socialmente:
- Parcerias com escolas ou outras instituições locais para cursos profissionalizantes/educativos em regiões carentes da sua cidade ou Estado;
- Ações de inclusão social, racial e de diversidade, que podem ser aplicadas desde o recrutamento até em ações com clientes e consumidores ;
- Investir em soluções que impactam socialmente;
- Doações corporativas para comunidades carentes/periféricas.
Exemplos de como impactar ambientalmente:
- Rever o design das embalagens utilizadas;
- Compensar o impacto ambiental causado;
- Optar por utensílios reutilizáveis;
- Aplicar economia circular.
O Brasil vive com o governo Bolsonaro uma nova era que NEGA a sustentabilidade e o respeito a NATUREZA estando num ciclo de andar contra o resto do planeta. Triste país !
Haroldo. Obrigado pelo comentário; Não custa tentar!