Companhias e aeroportos brasileiros estão entre mais pontuais do mundo em 2015

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A aviação brasileira, na análise da pontualidade das companhias aéreas e dos principais aeroportos ao longo do ano passado, figura em posição de prestígio no cenário mundial do setor. A conclusão vem do relatório “Liga da Pontualidade 2015” divulgado nessa semana pela consultoria britânica OAG, especializada em inteligência de mercado de aviação.

Todas as companhias nacionais integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) obtiveram bons índices no relatório quando comparadas às concorrentes estrangeiras.

Veja também as mais lidas do DT

Os aeroportos brasileiros de Guarulhos e Congonhas (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Galeão (RJ) também tiveram ótimo desempenho no cenário global. Em geral, a OAG ressalta que a aviação mundial tem visto uma melhoria continuada na pontualidade graças a aprimoramentos tecnológicos, de procedimentos e pela evolução técnica e profissional de companhias e operadores aeroportuários.

O Brasil teve duas companhias aéreas listadas na relação geral (incluindo transportadoras tradicionais e de baixo custo) das 20 empresas mais pontuais do mundo em 2015 (3ª e 7ª colocações). Considerando apenas as companhias tradicionais, o Brasil continua representado entre as top 20 mundiais (6ª colocação). Se avaliadas isoladamente as companhias de baixo custo, sobe para três o número de empresas brasileiras entre as 20 mais pontuais do mundo (1ª, 3ª e 9ª colocação).

Na categoria definida como pequenos aeroportos (oferta total anual de assentos inferior a 10 milhões), o Brasil aparece com dois representantes entre os 20 mais pontuais do mundo (17ª e 20ª colocações). Na lista dos 20 aeroportos mais pontuais de tamanho médio (entre 10 e 20 milhões de assentos ofertados no ano) figuram três aeroportos brasileiros (6ª, 13ª e 20ª colocações). Já a relação dos aeroportos de grande capacidade (oferta de assentos superior a 20 milhões/ano) conta com um terminal brasileiro (3ª colocação).

Essa é a segunda edição do relatório “Liga da Pontualidade OAG”. O estudo considera uma base de dados de 50 milhões de voos realizados por mais de 900 empresas em mais de 4 mil aeroportos. Entram nas análises companhias aéreas e aeroportos que tenham fornecido à OAG ao menos 80% das estatísticas referentes às operações realizadas em 2015. O documento pode ser consultado na íntegra em: https://oag.com/sites/default/files/PunctualityReport2015-Final_0.pdf.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade