Concessões: 19 melhores rodovias brasileiras encabeçam ranking, aponta estudo da CNT

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O estudo indicou ainda uma queda drástica na redução dos investimentos públicos federais a partir de 2011

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Pelo segundo consecutivo, a pesquisa técnica sobre rodovias divulgada pela Confederação Nacional de Transporte indicou que as 19 melhores rodovias brasileiras são concedidas à administração privada. Divulgado no dia 7 de novembro, o ranking com 109 ligações rodoviárias indicou avaliação superior das rodovias concedidas em relação às que são administradas pelo poder público: 74,4 % da malha concedida pesquisada teve avaliação ótima ou boa, enquanto as rodovias sob administração pública tiveram apenas 29,6 % de avaliação positiva.

A pesquisa da CNT avaliou um total de 105.814 quilômetros de rodovias, dos quais 19.419 quilômetros estão concedidos. “Mais uma vez, o estudo confirma que estamos no caminho certo para a consolidação do processo de concessão de rodovias. Porém, ainda há muito a ser realizado para ampliar e melhorar a limitada malha pavimentada do País que continua sendo a menor em relação ao território”, afirma César Borges, presidente-executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR.

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Investimentos

O estudo indicou ainda uma queda drástica na redução dos investimentos públicos federais a partir de 2011, que levou a um agravamento da situação das rodovias. Em 2011, os investimentos públicos federais em infraestrutura rodoviária foram de R$ 11,21 bilhões; em 2016, o volume investido praticamente retrocedeu ao nível de 2008, caindo para R$ 8,61 bilhões. Este ano, até o mês de junho, foram investidos apenas R$ 3,01 bilhões.

Já em relação aos investimentos de R$ 6,75 bilhões realizados em 2016 nas rodovias concedidas, a queda de 3,2% em relação a 2014 é resultado de dificuldades para a obtenção de licenciamentos ambientais e financiamento das rodovias da 3ª etapa do programa de concessões federais, que levaram à paralisação dos investimentos previstos.

“As concessionárias de rodovias participantes desta etapa estão preparadas para investir imediatamente cerca de R$ 20 bilhões se tais dificuldades forem equacionadas”, informa César Borges. “Desde 1995, o setor de concessão de rodovias federais, estaduais e municipais já investiu R$ 109 bilhões em melhorias e manutenção de 61 rodovias. Anualmente, gera cerca de 55 mil empregos”, complementa.

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