Sustentabilidade, Inteligência Artificial, responsabilidade social, tecnologia e muita inovação: essas foram os temas das palestras da conferência “Conecta Varejo CNC”, espaço oferecido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e que apresentou as tendências do varejo para o público do Rio Innovation Week, maior feira de inovação e tecnologia do mundo, realizada de 03 e 06 de outubro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessoria CNC
Para Fábio Queiróz, Presidente da ASSERJ e idealizador do Rio Innovation Week, o varejo é um importante termômetro para a economia do país e a inovação é fundamental para o desenvolvimento do segmento: “O evento tem o papel estratégico de preparar empresários para o futuro do varejo e apoiá-los neste caminho da inovação. Esse momento de capacitação, networking e contato com as mais modernas tecnologias e tendências de mercado é uma oportunidade única e muito valiosa”.
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O evento contou com especialistas e personalidades em diversas áreas como Marc Randolph, Tanya O’Callaghan, Alex Osterwalder, Graça Machel, Aaron Ross, Xuxa, Marcelo Gleiser e Anitta. Foram 60 mil metros quadrados de evento, com mais de 30 conferências e cerca de 2 mil palestrantes convidados e potencial de geração de 1 bilhão de reais em negócios. Com um público estimado em 130 mil pessoas nos quatro dias de evento, foram criados 18 mil empregos diretos e indiretos.
Pitch e aula de técnicas de negociação – A empresária Camila Farani foi a terceira palestrante a subir no palco da Conferência Conecta Varejo CNC. Com a apresentação “Negociando com os tubarões”, ela literalmente transformou o palco em um quadro do programa Shark Tank, do qual participa em uma emissora de TV. Com uma apresentação descontraída, onde o público interagiu e até foi para o palco, Camila Farani destacou que para saber negociar é preciso treinar, conhecer o oponente, identificar os interesses e ter opções de propostas. Ao final da apresentação ela chamou uma pessoa do público para apresentar um pitch, bem ao estilo do programa Shark Tank. O jovem empresário da Tchibum, na Amazônia, startup de turismo de base comunitária, fez a apresentação no tempo certo – 1 minuto – e a convidou para entrar de sócia. “Negócio Fechado”.
Uma conversa entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o ator e comediante Fabio Porchat teve como tema “Turismo 4.0: Conectando Culturas e Inovação”. De janeiro a agosto deste ano o Brasil atraiu quatro milhões de turistas estrangeiros, gerando recursos da ordem de 22 bilhões de reais. “Nossa grande preocupação é trabalhar o turismo no Brasil com toda sua diversidade. É preciso entender o visitante estrangeiro e buscar maneiras mais profissionais de atrair turistas, de acordo com o perfil de cada país”, explicou Freixo, que tem realizado ações de aproximação com a imprensa estrangeira, levando jornalistas para conhecerem eventos como a festa de Parintins, na Amazônia e o São João, em Caruaru.
O uso da tecnologia a favor do varejo foi o tema de Luis Jairo de Sousa Jr., Head de TI da Rede Supermarket/Grupo Alvorada. Com a apresentação “A loja não pode parar! Estratégias de TI para sustentar as operações”, ele mostrou que a tecnologia é uma grande aliada do varejo em diversas frentes, como na venda automatizada e no controle de estoque. Ele também participou da palestra seguinte – “Do antigo ao novo: desafios e oportunidades do varejo na era digital”, com Paulo Rebello, gerente de vendas da Sky.one, quando eles falaram de inovações no segmento.
Na sexta palestra do primeiro dia – “Conectando Comércio e Bancos: A evolução do varejo através da bancarização”, Ignacio Estivariz, head de banco digital do Mercado Pago, e Izis Janote, economista da CNC examinaram a interseção entre comércio e instituições bancárias e apresentaram soluções inovadoras que promovem conexão entre setores, o que está alterando a experiência tanto de compras quanto dos serviços financeiros. Estivariz acredita que os dois setores caminham juntos. “Hoje dizemos que todo banco quer ter um marketplace e todo marketplace quer ter um banco”, brincou. “Quem se beneficia desses movimentos é o cliente final”.
Outra palestra de destaque foi “Marketing Digital Inovador: Criando Valor Através de Pessoas e Conexões”, com a participação de Elienai Câmara, Chefe de Gabinete, Comunicação e Marketing da CNC, Paula Tebett, especialista em Marketing Digital, e Elbert Beekman, gerente de Marketing da Heineken. A palestra destacou a importância da criação de valor por meio de conexões autênticas e envolvimento com o público, em tópicos como personalização, redes sociais e a influência das interações humanas no cenário digital. Paula Tebett destacou a importância da criatividade e da inovação no Marketing Digital. “Antes de vender, precisamos gerar confiança. E isso é feito através de conteúdo de valor. O valor é o impacto positivo que você gera nas pessoas”, afirma. “Quando você lança um produto, você não sabe se será um sucesso. Apostamos muito na marca Heineken para que ajude nosso segmento a crescer. O consumidor, hoje em dia, buscar consumir algo mais premium”, explica Elbert Beekman.
SEGUNDO DIA
O segundo dia de palestras contou com a participação da irlandesa Tanya O’Callaghan, renomada musicista e ativista em prol da alimentação saudável e do consumo consciente, além de causas ambientais dos animais e humanitárias. Durante o painel “Highway to Health: Mudar os pratos muda o mundo!”, ela destacou os desafios do ecossistema global e a importância de fazer escolhas saudáveis no dia a dia. A conversa foi mediada por Luiza Barroso, sócia-diretora da Arado, empresa que conecta produtores rurais com food business, e contou também com a participação de Gabriel Santos, sócio-diretor da Hortifrios.
Na palestra seguinte, “Desafios e Oportunidades na Internacionalização de Negócios Sustentáveis”, Fernando Cerqueira, CEO da Indústria Sabão Mauá, falou sobre os benefícios de ser uma empresa sustentável; isenções fiscais e armazenamento que otimizam a formação de preços; benefícios à comunidade; e internacionalização, levando o conceito de empresa sustentável de sucesso para além do Brasil. “A sustentabilidade precisa andar de mãos dadas com a acessibilidade do produto. É preciso ter retorno financeiro em toda a cadeia produtiva”, disse”.
O mercado de luxo também foi destaque na programação do Conecta Varejo CNC nessa quarta-feira com a palestra “Construção de Marcas Inovadoras no Mercado de Luxo”, na qual Letícia de Freitas e Castro, head de Comunicação e Marketing na ASSERJ, conversou com Fernanda Orcioli, fundadora e CEO da Felisa Beauty. “O consumidor de luxo sabe o que quer, conhece o produto e tem conhecimento básico de qualidade de entrega. O que mais me encanta é a surpresa, para trabalhar é preciso ousar, trazer o novo, algo inesperado, gerar emoção.
Luxo também foi o tema do painel que reuniu o jornalista e professor Bruno Dieguez, a empreendedora em turismo e criadora do aplicativo Kids2gether, Nathália Dias Gomes e a colunista e curadora de viagens, Fernanda Fehring. Para eles, turismo de luxo é ir a um lugar que te deixa com boas lembranças. Mas isso não quer dizer que só os hotéis de luxo podem oferecer essa experiência. Para Nathalia, é possível ir a um hotel 5 estrelas e não ter uma experiência de luxo, o que pode acontecer em uma pousada simples. “O luxo está em ter uma boa experiência, personalizada.”
“A curiosidade faz parte da competência de inovar”, afirmou Iris Barbosa, conselheira na ABRH-SP, Pactuá e Prosper Tech Talents, durante a palestra “Diversidade como Estratégia de Negócios: Liderança Feminina, Equidade Racial e Quebra de Barreiras Etárias para o Sucesso Empresarial”. Ela falou sobre sua trajetória na liderança de duas das maiores e mais valorizadas empresas do mundo: Mc Donald’s e Apple e mostrou, por meio de sua própria história de vida, como e porque a diversidade é um pilar estratégico nas empresas e gera resultados surpreendentes de pertencimento, inovação e resultados. Ela própria é um exemplo. Mulher, negra, periférica e estudante de escola pública, ela contrariou todas as estatísticas.
A empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Fontes; A executiva Camila Araújo, Vice-presidente de Governança, Riscos e Compliance e Diretora de Sustentabilidade da Eletrobras; a jornalista Renata Petrocelli – Diretora de Comunicação da Eletrobras participaram da apresentação “Mulheres na Liderança: Moldando um Futuro Sustentável”, mediada por Carla Branco, diretora executiva do Instituto LideraJovem. Para uma plateia lotada de homens e mulheres, as empresárias e executivas lamentaram que hoje no Brasil ainda é grande a diferença entre os direitos e oportunidades para homens e mulheres. Renata acredita que essa situação é “É uma questão cultural, as famílias falam “isso não é coisa de mulher”.
TERCEIRO DIA
O penúltimo dia de palestras começou com o tema “IA e Sustentabilidade: Impulsionando Negócios com Tecnologia” que contou com a participação da diretora de Marketing da Edenred – Ticket Log, Patricia Gomes; Rodrigo Brito, head de ESG Brasil e Cone Sul da Coca-Cola; Hálef Soler, head de Inovação da Oracle e Caroline Thomaz Pereira, head de Marketing da Ancar Ivanhoe, que mediou a mesa.
Os quatro explicaram ao público o que suas empresas fazem com a Inteligência Artificial e como ajudam os clientes a terem eficiência. O executivo da Coca-Cola destacou a valorização que a empresa dá à sustentabilidade e à Inteligência Artificial. “Ao usar o Chat GPT, ajudamos o pequeno varejo na relação com a sustentabilidade. No Chile, estamos aplicando com sucesso o uso da Coca-Cola retornável. Lá identificamos que ela volta até 35 vezes por consumidor. Isso é fundamental para garantir a diminuição da inserção de garrafas plásticas no meio ambiente”, disse Rodrigo Brito. No fim da palestra, o head de Inovação da Oracle ressaltou que o futuro do planeta está nas mãos dos seres humanos e que depende das pessoas cuidar do planeta. “Vivemos para duas coisas: reprodução e sobrevivência. Inteligência Artificial e Sustentabilidade não são apenas sobre negócios. São sobre nós. No nosso dia a dia, temos que ver como isso vai nos impactar e como impactará o planeta”, lembrou Hálef Soler.
A terceira palestra abordou o foco nas inovações que podem ajudar o varejo em momento de deflação e baixo crescimento de volume de vendas. O painel “O Papel da Inovação no Resultado do Varejo” foi apresentado pela diretora de Marketing da Scanntech, Priscila Ariani.
A executiva falou sobre como a tecnologia pode aproximar o varejo de uma melhor compreensão das escolhas do consumidor, do mercado e de resultados. “A Scanntech conecta o varejo por meio da coleta de informações sobre a preferência dos consumidores. É fundamental entender a dinâmica do mercado para tomar as decisões certas. Ter apenas a informação não é suficiente. É preciso saber afunilá-las para poder agir”, explicou.
Finanças do futuro: Inovação e democratização do crédito” foi o tema da palestra do head de inovação do Bradesco, Fernando Freitas, que contou com a presença da economista da CNC Iris Janote. Ele destacou que a mudança no comportamento do consumidor desafia as empresas a se adequarem para atender as expectativas desses consumidores. “É preciso estar onde está o cliente”, esclareceu. E para oferecer essas melhorias, ao longo dos últimos cinco anos o setor passou por diversas mudanças que se refletiram no consumo.
Arriscar! Essa é a dica da influenciadora digital e empresária Camila Coutinho para crescer no mercado. Ela participou do talk “Autenticidade e Inovação como Diferenciais para o Sucesso”, nesta quinta-feira (dia 05), às 15h, ao lado de Letícia de Freitas e Castro, head de Comunicação e Marketing da ASSERJ, na conferência Conecta Varejo CNC, no Rio Innovation Week.
Comunicadora e Founder & CEO do Garotas Estúpidas e da GE Beauty, além de uma das mais importantes influenciadoras, Camila é uma empreendedora visionária. Para ela, a inovação é uma realidade constante: “Tem que tentar criar coisas autênticas, é preciso ousar, arriscar. Dar a cara a tapa”. Depois dessas dicas, a jornalista Letícia resumiu a apresentação em uma palavra: inspiração.
ÚLTIMO DIA
No último dia de evento, a primeira apresentação foi “Omni Shopper Insights By Rappi & Horus”, com Bruna Fallani, diretora de Marketing Horus Inteligência de Mercado, recepcionando Deborah Maeda, Head Global de Insights da Rappi, que explicou que empresas como a Rappi são as que mais crescem no mercado, já que permitem a comparação de preço em vários estabelecimentos. “Antes a gente gastava tempo para economizar, hoje estamos dispostos a pagar para economizar tempo, o tempo se tornou uma moeda muito valiosa, durante a pandemia entendemos que as relações são muito mais importantes. A inteligência artificial é um meio, não o fim, e deve ser usada para se ganhar tempo e melhor usar as relações pessoais”.
Bruna Fallani ressaltou que, ao analisar as 15 milhões de notas fiscais mensais que a Rappi emite e compará-las com dados do varejo offline, consegue identificar hábitos de consumo que podem fazer toda a diferença para a indústria e o varejo. “Isso impacta na ação das empresas, identificamos que tipo de produto é mais vendido online e qual tem mais mercado offline. Assim as empresas podem avaliar com mais segurança os impactos que determinadas ações vão causar, até que ponto vale dar cupom online para esse ou aquele produto”, esclareceu Bruna.
Na palestra “TikTok – Negócios que você nem imagina” a diretora de Marketing SM LATAM, Silvia Belluzzo, recebeu a gerente de Marketing da Som Livre, Pollyana Moraes e a influencer e dona de oficina mecânica, Andreia Justos, da Rainhas do Motor do TikTok. As especialistas na plataforma digital deram várias orientações para o público, e foram unanimes em dizer que o TikTok é um local de negócios para todos os nichos, com público de todos os nichos, destacando que a plataforma é para mostrar a vida real, sem grandes produções.
Na palestra sobre “O Poder dos Arquétipos na Construção de novas marcas fortes”, o sócio e vice-presidente de Planejamento da Binder, Lucas Daibert, deu dicas de elaboração de uma marca e mostrou que o lado emocional sempre deve ser levado em consideração. Por isso ele destacou o uso de arquétipos como do explorador, do criativo, do herói, e outros, na formulação da marca. Durante a apresentação ele indicou algumas marcas que foram tão fundo no emocional que seus consumidores chegaram a tatuar seus símbolos no corpo: é o caso da Apple e da Harley Davidson. “O consumidor se identifica com eles, a motocicleta da Harley passa a imagem de rebelde, quem compra pode não ser um rebelde, mas se sente desafiando as regras” exemplificou.
Na apresentação “Do perrengue ao tá na mão”, Tiago Simões, gerente de Produto e Operações b&t Câmbio e IZZI Remessas Internacionais, contou todo o processo, da criação e o desenvolvimento, para a implantação do aplicativo de remessas internacionais de dinheiro, o Izzi. Ele narrou os diversos desafios atravessados e mostrou que ainda continua em mudanças.
Já na palestra “O cadastro de produto como conector na jornada figital do consumidor”, a diretora de Operações da Shopper Supply Trade Marketing, Roberta Carvalho, explicou a importância dos dados para o sucesso de todo o processo e listou as dificuldades dos consumidores nas compras virtuais e presenciais quando não há um cadastro de produtos bem-feito. As perdas vão desde o abandono no carrinho, passando pela dificuldade de busca e de oferta de produtos que substituam o que era procurado.
“Futuro Elétrico – Mobilidade aliada ao futuro”, foi o tema da apresentação de Guilherme Barbalho da Silva Teles, head de Planejamento de Produto da GMW Motors do Brasil, Hálef Soler, head de Inovação da Oracle e Elifas de Vargas, co-fundador da Kreativ. O investimento em pontos de recarga rápida foi apresentado como uma solução para estimular o uso de carros elétricos no país. Guilherme disse que na GMW todas as lojas já têm esse equipamento “Para melhorar o uso do carro, em vez de carregadores potentes, é preciso investir em mais carregadores rápidos”. Hálef acrescentou que é preciso colocar esses carregadores em pontos estratégicos e hoje, a tecnologia facilita a identificação desses pontos.