sexta-feira, abril 4, 2025
HomeEconomia do turismoConferência Municipal de Meio Ambiente do Guarujá é esforço...

Conferência Municipal de Meio Ambiente do Guarujá é esforço de lideranças pelo desenvolvimento do municí­pio; saiba mais

Lideranças se reúnem para apresentar propostas e projetos que tornarão o município do Guarujá uma referência em sustentabilidade e preservação da natureza

Por Hugo Okada

Na manhã desta quarta-feira (27), iniciou-se os trabalhos da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá, que reuniu lideranças do turismo local; empresários; o prefeito da cidade, Valter Suman; o secretário de turismo, Tadeu Benedito de Oliveira Junior, o secretário de Estado de Infraestrutura e Ambiente, Marcos Penido; entre outros, no primeiro painel “Criação do Corredor Ecológico do Guarujá”.

“Ecologia, palavra que ouvimos desde a infância e que tem crescido em importância e significado. Somos filhos do universo, toda ação tem uma reação, se não cuidarmos do nosso planeta não o teremos mais no futuro. Temos de usar todos os mecanismos de conhecimento para ações ambientais simples e práticas e ações maiores de preservação de nossa natureza. Preservar a natureza é valorizar o homem. Existe uma sucessão de ações necessárias, daí a comum união, o espírito de corpo para que todos os secretários e gestores das mais variadas áreas sejam multiplicadores dessa conscientização”, declarou o prefeito Valter Sulman.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Ambiente, Marcos Penido, também teve lugar na abertura dos trabalhos. “Se cada um entender a sua participação no zelo ao meio ambiente, poderemos desenvolver e trazer o progresso. Temos que somar esforços, somar iniciativas, o setor público e o privado em um mesmo objetivo. Venho aqui com muita satisfação, por acreditar que os passos dados aqui repercutirão positivamente no futuro. Lembro-me que há anos atrás, Cubatão aparecia nos telejornais como uma cidade em ruínas. Hoje é uma das cidades mais desenvolvidas. Que a nossa secretaria possa trazer sustentabilidade para as pessoas, saneamento, dignidade e regularização. Eu tenho certeza que vamos conquistar isso por meio dessa iniciativa”, observou Penido.

Desenvolvimento do turismo

Para Marcos Penido, “o produtor deve ser responsável até o destino final de seu produto. Aterro sanitário é solução sim, temos de ter incineração, reciclagem, utilização de compostagem. Tudo isso será obtido por meio de uma somatória de esforços”.

“Trata-se de um evento importante para a discussão de alguma ações que temos interesse em desenvolver no Guarujá em relação ao eco-turismo, turismo ambiental, nele estamos formalizando a entrega do nosso plano diretor de Turismo, com diretrizes que apontam para este lado ecológico e náutico. Acredito que o turismo anda lado a lado com a preservação do meio-ambiente e com a propagação da cultura de um modo geral, tanto do destino quanto da abrangência que o termo possui em todos os sentidos. O evento também reúne entes em esfera regional e estadual e acho que só temos a ganhar com esse debate no município”, declarou Tadeu Ferreira, secretário de Turismo do Guarujá.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente acontece no Casa Grande Hotel & Resort, no Guarujá, litoral norte de São Paulo, das 9h às 17h. O DIÁRIO DO TURISMO é media partner do evento.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque