Conferência Municipal de Meio Ambiente do Guarujá é esforço de lideranças pelo desenvolvimento do município; saiba mais

Continua depois da publicidade

Lideranças se reúnem para apresentar propostas e projetos que tornarão o município do Guarujá uma referência em sustentabilidade e preservação da natureza

Por Hugo Okada

Na manhã desta quarta-feira (27), iniciou-se os trabalhos da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá, que reuniu lideranças do turismo local; empresários; o prefeito da cidade, Valter Suman; o secretário de turismo, Tadeu Benedito de Oliveira Junior, o secretário de Estado de Infraestrutura e Ambiente, Marcos Penido; entre outros, no primeiro painel “Criação do Corredor Ecológico do Guarujá”.

“Ecologia, palavra que ouvimos desde a infância e que tem crescido em importância e significado. Somos filhos do universo, toda ação tem uma reação, se não cuidarmos do nosso planeta não o teremos mais no futuro. Temos de usar todos os mecanismos de conhecimento para ações ambientais simples e práticas e ações maiores de preservação de nossa natureza. Preservar a natureza é valorizar o homem. Existe uma sucessão de ações necessárias, daí a comum união, o espírito de corpo para que todos os secretários e gestores das mais variadas áreas sejam multiplicadores dessa conscientização”, declarou o prefeito Valter Sulman.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Ambiente, Marcos Penido, também teve lugar na abertura dos trabalhos. “Se cada um entender a sua participação no zelo ao meio ambiente, poderemos desenvolver e trazer o progresso. Temos que somar esforços, somar iniciativas, o setor público e o privado em um mesmo objetivo. Venho aqui com muita satisfação, por acreditar que os passos dados aqui repercutirão positivamente no futuro. Lembro-me que há anos atrás, Cubatão aparecia nos telejornais como uma cidade em ruínas. Hoje é uma das cidades mais desenvolvidas. Que a nossa secretaria possa trazer sustentabilidade para as pessoas, saneamento, dignidade e regularização. Eu tenho certeza que vamos conquistar isso por meio dessa iniciativa”, observou Penido.

Veja também as mais lidas do DT

Desenvolvimento do turismo

Para Marcos Penido, “o produtor deve ser responsável até o destino final de seu produto. Aterro sanitário é solução sim, temos de ter incineração, reciclagem, utilização de compostagem. Tudo isso será obtido por meio de uma somatória de esforços”.

“Trata-se de um evento importante para a discussão de alguma ações que temos interesse em desenvolver no Guarujá em relação ao eco-turismo, turismo ambiental, nele estamos formalizando a entrega do nosso plano diretor de Turismo, com diretrizes que apontam para este lado ecológico e náutico. Acredito que o turismo anda lado a lado com a preservação do meio-ambiente e com a propagação da cultura de um modo geral, tanto do destino quanto da abrangência que o termo possui em todos os sentidos. O evento também reúne entes em esfera regional e estadual e acho que só temos a ganhar com esse debate no município”, declarou Tadeu Ferreira, secretário de Turismo do Guarujá.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente acontece no Casa Grande Hotel & Resort, no Guarujá, litoral norte de São Paulo, das 9h às 17h. O DIÁRIO DO TURISMO é media partner do evento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade