Redação do DT
Atualmente as empresas precisam cair de cabeça no meio digital como estratégia de aproximação com o seu público. Para isso, são necessários alguns conhecimentos do que inicialmente parece simples, mas pode acabar em esforços e energia desperdiçados, se não for feito da maneira correta. O DIÁRIO, em parceria com a empresa de Marketing Digital Media Post, criaram uma lista com cinco itens básicos para a construção de uma estratégia eficiente de posicionamento digital. Confira:
1 – Persona Digital: Antes de começar qualquer tipo de prática e investir no buscador, fazendo uma grade campanha de AdWords ou mesmo investir em outros canais pagos da internet, deve-se entender com quem se quer falar e de que forma fazê-lo. O primeiro passo é o direcionamento e definição de um público. O conhecimento do mercado no qual se propõe atuar é essencial.
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2 – Criação de conteúdo específico: Depois de definido o público a ser atingido, o próximo passo é a criação de conteúdo voltado para este, especificamente. Ao invés de investir recursos financeiros, é importante começar a trabalhar as chamadas de iscas digitais, para atrair a atenção dessas pessoas com materiais disponíveis gratuitamente na internet, para que seja consumido e leve a conhecer a sua empresa e, em um momento de necessidade, isso faça com que o consumidor procure a sua marca e não, muitas vezes, marcas mais conhecidas por fazerem mídia paga.
3 – Página interessante ao consumidor: Com o conteúdo ideal para o seu público, você precisará de um lugar para colocá-lo. Para um profissional autônomo, por exemplo, uma página como um blog. O objetivo é ter um espaço para falar sobre coisas que te interessam e interessam ao seu público. Gradativamente, atraindo a atenção de visitantes, preparar esta página para captar as informações de quem o visita, estimular cadastros, oferecer conteúdos bem trabalhados, mesmo que leve tempo e trabalho, com certa periodicidade, dependendo da capacidade da empresa. É uma forma de fidelizar e criar um relacionamento com os interessados.
4 – Redes Sociais: Aqui, muitas empresas se aventuram e acabam não dando certo. Já que se vai ter um posicionamento na rede social, entenda se faz sentido estar naquela rede para a persona criada no item 1. Onde a persona está? Qual tipo de conteúdo ela consome? Muitos querem estar presentes nas redes e querem estar em todas, mas para que isso faça sentido, tem que estar alinhado a um objetivo maior. Se o seu potencial cliente não está no LinkedIn, por exemplo, não tem porque investir nesta rede. Nesta etapa, precisa-se entender qual rede social é relevante para o seu público e criar uma estratégia de divulgação, com atenção para a linguagem utilizada em cada uma destas redes.
5 – E-mail Marketing como se deve: Um dos pilares mais conhecidos é o e-mail Marketing, mas deve ser utilizado como ele foi originalmente pensado, e não essa prática bastante utilizada atualmente, que é o envio descontrolado de spam, mensagens para quem não solicitou, sem preocupação com a relevância de conteúdo para quem recebe os e-mails. Este é o canal com melhor retorno, segundo pesquisas. É um recurso indispensável para quem quer ter uma relação próxima com o cliente. Este relacionamento é o que gera, em um segundo momento, uma venda, uma conversão financeira.
A lista foi criada com o apoio e informações fornecidas por Rogério Godoy, gestor de novos negócios do MediaPost.