Confira sugestão de roteiro de um dia no Parque Nacional Arikok, em Aruba

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Muitos dos locais mais marcantes de Aruba podem ser encontrados em apenas um lugar: o Parque Nacional Arikok. Ocupando cerca de 20% da ilha caribenha, a área é um habitat natural protegido para muitas espécies selvagens e tem paisagens variadas a serem exploradas. Confira sugestão de roteiro pelo parque:

Visita à montanha Hooiberg

Veja também as mais lidas do DT

Para chegar ao Parque Nacional Arikok, é preciso tomar a principal via de Aruba, que cruza os bairros de Tanki Leendert, Tanki Flip e Paradera e leva também a Santa Cruz, uma das mais importantes cidades da ilha.

Mas antes de chegar, pode-se fazer parada para conhecer um vulcão. O Hooiberg é uma montanha em formato de cone que tem aproximadamente 165 metros de altura e está localizada bem no centro da ilha. Para ver o nascer do sol do topo, inicie a caminhada ainda na madrugada.

Café da manhã local

Após subir uma montanha, um café da manhã típico é mais que merecido! Voltando para a estrada principal, existem duas confeitarias com vista para o Hooiberg: a Bright Bakery e Huchada Bakery. Junte-se às pessoas locais para uma xícara de café holandês, sucos naturais, pães e doces.

Parque Nacional Arikok: visita a Daimari e piscina natural

Ao voltar para a estrada e seguir para Santa Cruz, placas de sinalização indicam a entrada principal do Parque Nacional Arikok. Os bilhetes podem ser adquiridos na área de visitantes. Adultos pagam US$10 e jovens e crianças até 17 anos têm entrada gratuita. Neste ponto, também é possível solicitar informações sobre a área e suas principais atrações.

Daimari é uma exuberante plantação de coqueiros do século 17 ainda em funcionamento, onde também se situam as deslumbrantes praia e baía de mesmo nome. Conhecida localmente como conchi, a piscina tem águas calmas por conta de uma grande barreira de rochas de lava vulcânica que as protegem do mar aberto.

Dos Playa, Boca Prins e Caverna Fontein

São duas enseadas de areias finas e brancas, esculpidas em um penhasco pelo oceano e separadas por uma parede de pedra.. A praia tem um papel importante por ser um local de nidificação de tartarugas em reprodução.

Continuando nesta rota, encontra-se Boca Prins. A enseada possui dunas de areia que constantemente mudam de forma por conta dos fortes ventos do local. Nadar aqui é proibido, mas a vista é impressionante.

Um pouco mais adiante está a Caverna Fontein. Essa caverna de calcário é famosa pelos desenhos ameríndios de mais de mil anos que decoram as paredes e o teto.

Almoço

O Boca Prins Restaurant & Bar tem uma vista incrível e serve gastronomia local, como garoupa criola ou espetinhos de frango, além de hambúrgueres e sanduíches. Refresque-se com uma típica cerveja Balashi bem gelada ou com um drinque do bar.

Caverna Guadirikiri

Famosa pela luz natural que entra por entre as frestas no teto de calcário em suas duas câmaras principais, a caverna é tão iluminada que você não vai precisar usar o flash em suas fotos. De qualquer forma, o seu uso é proibido devido à população de morcegos que ali vive.

Na sequência, a 189 metros de altura, a montanha Yamanota oferece uma vista única das duas costas de Aruba. Existe uma estrada para um dos pontos mais altos da montanha, mas é necessário caminhar uma curta distância para atingir o topo e apreciar o visual incrível.

A parada final no parque é no Cunucu Arikok, localizado próximo à entrada. Essa fazenda arubana parcialmente restaurada se assenta aos pés do monte Arikok, e apresenta uma tradicional casa de taipa ou cas di torto.

Jantar rústico
Em sua visita a Santa Cruz, por que não jantar em um pequeno restaurante familiar? Na estrada principal da cidade, o Don Pincho oferece pratos típicos locais e argentinos, incluindo pinchos (espetos de carne bovina), peixe grelhado e o favorito arubano: Jambo, um cozido fresco feito com quiabo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade