Congresso do Conotel tem ótimo resultado mesmo com embate entre ABIH Nacional e ABIH GO

Continua depois da publicidade

O 61ª Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2019, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia, teve como tema principal “Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro”.  Com realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás – ABIH GO e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC o congresso teve a curadoria de conteúdo da Mestres da Hospitalidade, representada pela sócia-diretora Shirley Salazar.

Por Paulo Atzingen* (atualizado dia 14/05 às 12hs)

“Na verdade nós nos baseamos na temática  central do Conotel 2019, já que as palestras abordaram temáticas relacionadas à inovação, tecnologia, tendências, e procuramos trazer agentes e profissionais que ajudassem os hoteleiros a trabalhar a parte de reserva, competitividade e atendimento aos hóspedes”, disse Shirley ao DIÁRIO.

Shirley lembrou algumas palestras que se destacaram, e que se relacionavam ao momento atual da hotelaria e da necessidade de se reinventar. “No primeiro dia, após a abertura tivemos a palestra do jogador de volei, Giovane Gávio, falando sobre a busca da excelência. Ele fez uma analogia, falou do time e também mostrou a necessidade de se reinventar e resiliência, começar de novo. “Uma coisa que a hotelaria está fazendo hoje, com os aplicativos, com as agências online”, afirmou Shirley ao DT.

Veja também as mais lidas do DT

Shirley Salazar, sócia diretora da empresa Mestres da Hospitalidade, responsável pela curadoria do Congresso Conotel 2019 (Crédito: DT)

Números

Segundo a organização do evento, a feira reuniu 3.248 visitantes qualificados, dos quais 65% com poder de decisão e verbas para investir. Foram 30 expositores de todo o país, representando mais de 50 marcas nacionais e internacionais e mais de 250 matérias na grande mídia e imprensa especializada.

Foram também apresentados 25 horas de conteúdo em palestras. O Café do Saber contou com a presença de profissionais de diversas áreas da hospitalidade, de governança à tecnologia, passando por vendas e segurança.

Grandes empresas

Ainda segundo Shirley, a grade de palestras foi muito bem formatada e com palestrantes à altura do congresso. “Os palestrantes são pessoas que estão em evidência trabalhando para grandes empresas e trouxemos o melhor para a curadoria de conteúdo”, afirmou.

Ainda segundo a curadora, o número de pessoas para o auditório (com capacidade para 600 pessoas) ficou aquém do esperado. “No  Conotel, (2018 em Fortaleza) tivemos um número mais expressivo (não detalhou os números). Mas os comentários que ouvimos é que foi a melhor programação de todos os Conotéis. Isso nos estimula para trazer cada vez mais pessoas desse nível e que possa enriquecer o debate”.

Os hoteleiros ouvidos pelo DIÁRIO (veja matéria) estavam satisfeitos com a organização do evento como um todo e em especial ao nível dos palestrantes. No entanto, algumas críticas foram direcionadas à participação da ABIH GO, que entre outras coisas, não se empenhou conforme acordo prévio, em divulgar o congresso em Goiás e em Goiânia.

Posição da ABIH Goiás

De acordo com Vanessa Pires Morales, presidente da ABIH GO, quando em 2017 em Assembléia Ordinária os presidentes das ABIHs decidiram por Goiânia, as respectivas atribuições de cada ABIH ficaram bem claras, mas segundo ela “não foram cumpridas agora pela ABIH Nacional, por intransigência de seu presidente, a quem respeito.  “Me empenhei na divulgação do Congresso e visitei cidades e convoquei hoteleiros, pessoalmente ou por email que participassem tanto da Equipotel, quanto do Conotel. Uma de minhas principais contribuições entre tantas foi conseguir, com o governador Ronaldo Caiado, a isenção do aluguel do Centro de Convenções”, afirmou Vanessa ao DIÁRIO.  “Desses 3.248 visitantes divulgados pela organização, a grande maioria é de Goiás”, reforçou a presidente. E finalizou: “Minha vida é feita de resultados. O Conotel, mesmo com todas as dificuldades, eu entreguei e tenho orgulho disso”, frisou.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade