No Dia Mundial do Rock, o DIÁRIO DO TURISMO reuniu cinco destinos mundiais, que englobam, Inglaterra, Brasil, Canadá Irlanda e Estados Unidos para os fãs de rock conhecerem. Confira!
Nesta quarta-feira, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. A data, que é comemorada principalmente no Brasil, celebra o rock e foi escolhida por duas rádios brasileiras em homenagem ao Live Aid, megaevento musical que reuniu diversos nomes da música em 1985.
Pensando nisso, o DTreuniu 5 destinos mundiais que os fãs de rock precisam conhecer e fazer uma verdadeira “turnê” pelos pontos turísticos. Confira:
Veja também as mais lidas do DT
1) Inglaterra
É praticamente impossível falar de rock e não lembrar deste país.
A Inglaterra é o berço de várias bandas conhecidas deste gênero musical, como Rolling Stones, Led Zeppelin, Queen, Oasis, The Who, Iron Maiden, Pink Floyd e da cena punk, como Sex Pistols. O lendário David Bowie também é britânico, nascido em Bristol.
De fato, há vários locais na Inglaterra que contam e fazem parte da história do rock, porém os mais conhecidos estão relacionados aos Beatles.
Para quem é fã da banda, o primeiro ponto turístico imperdível é a famosa rua Abbey Road, em Londres, onde o quarteto fez a foto para seu álbum Abbey Road (1969).
O segundo é uma visita à cidade de Liverpool, cidade-natal do grupo.
Lá, é possível conhecer vários lugares importantes sobre os Beatles, como o Cavern Club, local onde fizeram seus primeiros shows; o museu The Beatles Story, que conta a história da banda; e ainda conhecer os lugares citados em algumas canções do grupo no passeio do ônibus Magical Mystery Tour.
No passeio de ônibus, os passageiros também passam em frente às casas de Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison.
2) Estados Unidos
Os Estados Unidos é outro destino que não poderia ficar de fora desta lista.
Três cidades mundialmente conhecidas abrigaram verdadeiras lendas do rock. São elas: Seattle, Nova York e Los Angeles.
Respectivamente, Jimi Hendrix e Nirvana, Kiss e Ramones, e Guns ´N Roses surgiram nessas cidades, entre outras personalidades da música.
Em Seattle, por exemplo, vale a pena reservar um tempo para visitar o Museu da Cultura Pop, que conta a história do rock n roll desde o início.
Nova York e Los Angeles possuem diversas opções de memoriais e museus relacionados ao gênero musical, mas outro grande destaque é Memphis, no Tenessee, lar do rei do rock, Elvis Presley.
Graceland, a mansão em que Elvis morou, está aberta á visitação e possui diversos itens do cantor. Além disso, inclui diversos itens do cantor, e os móveis são preservados para que os fãs vejam como Elvis vivia.
3) Brasil
O rock é muito popular por todo o território brasileiro, mas há quatro cidades que são emblemáticas para o estilo: Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
Brasília é o lar de bandas como Legião Urbana e Capital Inicial.
Já em Belo Horizonte nasceu o Skank e em São Paulo, os Titãs.
Em São Paulo, vale uma visita á Galeria do Rock, local que possui diversos itens para os roqueiros.
E a “cidade do rock” não poderia ficar de fora. O Rio de Janeiro foi a primeira capital do mundo a realizar o “Rock In Rio”, que acontecerá este ano em setembro. Que tal curtir a sua banda ou artista favorito(a) na Cidade Maravilhosa?
4) Irlanda
Uma das mais famosas banda do estilo foi criada em terras irlandesas: o U2.
Além de ser o berço do U2, a Irlanda possui belas paisagens naturais, como suas falésias e lagos, e também os encantadores castelos, como é o caso do Castelo de Dublin.
5) Canadá
O Canadá é o lar de várias personalidades do rock mundial, como Avril Lavigne, Nickelback e Simple Plan.
O lar da cantora, que se apresentará no Brasil este ano no Rock in Rio e em São Paulo, possui vários atrativos turísticos, como o White Rock Pier, localizado na cidade de White Rock, a 45 km de Vancouver.
Com apresentações musicais no verão, uma linda vista, vale a visita!
Nas ruas próximas ao píer, há restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência.
Viva o Dia Mundial do Rock!
Por Caroline Figueiredo – repórter do Diário do Turismo.