POR ZAQUEU RODRIGUES [Colaboração Especial]
Didático, guia de boas-práticas combina sensibilização e ações concretas para o setor avançar na gestão sustentável
Um passo fundamental para o mercado de hospitalidade em meio aos desafios urgentes da sociedade contemporânea. É esse o sentimento que norteia a Resorts Brasil, associação brasileira que representa 60 resorts, ao apresentar a sua cartilha ESG – direcionamentos para implantação de boas-práticas no setor. O material foi lançado nesta quinta-feira no hotel Pullman Vila Olimpia, em São Paulo, para associados, lideranças do Turismo e imprensa.
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Presidente da Resorts Brasil, Marcelo Picka Van Roey afirma que a sustentabilidade é parte do DNA dos resorts. “Os resorts sempre desempenharam o papel de agentes transformadores. O desenvolvimento e a preservação do ecossistema é pauta fundamental. Agora, com o lançamento da Cartilha ESG, estamos organizando esses trabalhos, pois nossos associados já praticam muitas ações. O que fizemos foi apenas solidificar e equalizar, pois cada um está em um patamar nesse aspecto. Cada resort está num momento diferente, mas, no geral, nossa régua sempre foi alta na agenda sustentabilidade”.
A Resorts Brasil desenvolveu a cartilha ao longo de 2022 em parceria com a ALAGEV (Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas). Sob a orientação das especialistas em ESG Ana Paula Arbache, Alice Assad, Ísis Batista e Jin A Im, o material coroa os trabalhos realizados pela ESG Experience, série de três encontros que reuniu 136 participantes entre profissionais de resorts associados e viajantes corporativos, e pela Jornada Resorts Brasil, ação que reuniu 87 profissionais em uma maratona de conteúdos apresentados por 13 palestrantes.
A Cartilha ESG da Resorts Brasil apresenta um conjunto de diretrizes fundamentado nos três pilares da cultura ESG: Ambiental, Governança e Social. No Ambiental, a entidade propõe iniciativas como otimização de eficiência de recursos naturais, lixo zero, compras locais sustentáveis e redução e compensação de gases de efeito estufa. Já no eixo Social destacam-se diversidade e inclusão, gestão de destino, gestão de comunidade e reset work. No eixo Governança prevalecem o zelo pela marca, comunicação verdadeira e transparente, gestão ética e da conformidade e gestão de stakeholders.
Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil, destaca que a Cartilha ESG tem como grande diferencial o tom didático, o que permite iluminar o caminho para a implementação de iniciativas sustentáveis tanto para as grandes como as pequenas empresas. “A partir do momento que a sociedade entende que quem realmente trabalha a sustentabilidade vale mais, isso ajuda para que esse movimento se concretize no setor. Temos que ser vetores de sensibilização. Pensar nisso é uma obrigação dos resorts”.
Biselli explica que a Resorts Brasil lançou a Cartilha ESG para inspirar os associados a como ampliarem suas ações, sobretudo no eixo Social, trabalhando a relação com a comunidade e fornecedores locais, empregabilidade e diversidade. Esses aspectos são a nossa prioridade. Nessa Cartilha, identificamos doze oportunidades para evoluirmos em conjunto na pauta ESG. O passo seguinte será incorporar indicadores de ESG dentro do radar Resorts Brasil, permitindo fazer comparações e mensurar a nossa evolução. O tema ESG poderá ser uma das matrizes de análise para quem deseja integrar a Resorts Brasil”.
A Cartilha ESG da Resorts Brasil sublinha que o avanço do mercado de viagem nessa agenda depende do trabalho conjunto. “Todos devem estar envolvidos e impactados pelas diretrizes ESG: organizações, líderes, colaboradores, fornecedores, hóspedes, clientes, comunidades locais e de destino, governos, e, para isso, é preciso criar uma cultura pautada na mudança do mindset de todos os envolvidos, criando um segmento de turismo com o DNA de ESG”.
A Cartilha ESG da entidade ressalta que a gestão sustentável compreende e influencia todas as áreas. As recomendações do documento foram elaboradoras tomando como base uma agenda global de sustentabilidade pautada pela Agenda 2030, também conhecida como Acordo de Paris. O compromisso global pelo fim da pobreza, preservação do meio ambiente e do clima e garantir a paz e a prosperidade no mundo foi consolidado na 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção – Quadro das Nações Unidas, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS].
Em um momento de ressignificação do Turismo, a cultura ESG é um pilar indispensável. “O mercado está tendo que se reinventar para continuar atraindo profissionais. A sustentabilidade está cada vez mais na base da formação profissional. A academia nunca poderá estar longe do mercado e vice-versa. Essa relação entre mercado e academia é essencial. É uma caminhada conjunta. Estamos dando um passo importante. Em poucos anos iremos colher o que estamos plantando”, projeta o presidente da Resorts Brasil.
A Cartilha ESG da Resorts Brasil está disponível gratuitamente a todos pelo site da entidade. www.resortsbrasil.com.br