Conheça as diretrizes da Cartilha ESG lançada pela Resorts Brasil

Continua depois da publicidade

POR ZAQUEU RODRIGUES [Colaboração Especial]

Didático, guia de boas-práticas combina sensibilização e ações concretas para o setor avançar na gestão sustentável

Um passo fundamental para o mercado de hospitalidade em meio aos desafios urgentes da sociedade contemporânea. É esse o sentimento que norteia a Resorts Brasil, associação brasileira que representa 60 resorts, ao apresentar a sua cartilha ESG – direcionamentos para implantação de boas-práticas no setor. O material foi lançado nesta quinta-feira no hotel Pullman Vila Olimpia, em São Paulo, para associados, lideranças do Turismo e imprensa.

Veja também as mais lidas do DT

Cartilha ESG da Resorts Brasil foi elaborada em parceria com a ALAGEV e especialistas no tema
Cartilha ESG da Resorts Brasil foi elaborada em parceria com a ALAGEV e especialistas no tema

Presidente da Resorts Brasil, Marcelo Picka Van Roey afirma que a sustentabilidade é parte do DNA dos resorts. “Os resorts sempre desempenharam o papel de agentes transformadores. O desenvolvimento e a preservação do ecossistema é pauta fundamental. Agora, com o lançamento da Cartilha ESG, estamos organizando esses trabalhos, pois nossos associados já praticam muitas ações. O que fizemos foi apenas solidificar e equalizar, pois cada um está em um patamar nesse aspecto. Cada resort está num momento diferente, mas, no geral, nossa régua sempre foi alta na agenda sustentabilidade”.

Presidente da Resorts Brasil, Marcelo Picka Van Roey ressalta que a sustentabilidade é parte do DNA dos resorts. Foto: Zaqueu Rodrigues
Presidente da Resorts Brasil, Marcelo Picka Van Roey ressalta que a sustentabilidade é parte do DNA dos resorts. Foto: Zaqueu Rodrigues

A Resorts Brasil desenvolveu a cartilha ao longo de 2022 em parceria com a ALAGEV (Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas). Sob a orientação das especialistas em ESG Ana Paula Arbache, Alice Assad, Ísis Batista e Jin A Im, o material coroa os trabalhos realizados pela ESG Experience, série de três encontros que reuniu 136 participantes entre profissionais de resorts associados e viajantes corporativos, e pela Jornada Resorts Brasil, ação que reuniu 87 profissionais em uma maratona de conteúdos apresentados por 13 palestrantes.

Carro-chefe da Cartilha é o desenvolvimento Social
Carro-chefe da Cartilha é o desenvolvimento Social

A Cartilha ESG da Resorts Brasil apresenta um conjunto de diretrizes fundamentado nos três pilares da cultura ESG: Ambiental, Governança e Social. No Ambiental, a entidade propõe iniciativas como otimização de eficiência de recursos naturais, lixo zero, compras locais sustentáveis e redução e compensação de gases de efeito estufa. Já no eixo Social destacam-se diversidade e inclusão, gestão de destino, gestão de comunidade e reset work. No eixo Governança prevalecem o zelo pela marca, comunicação verdadeira e transparente, gestão ética e da conformidade e gestão de stakeholders.

Cartilha ESG da Resorts Brasil também compreende os princípios do Turismo Sustentável
Cartilha ESG da Resorts Brasil também compreende os princípios do Turismo Sustentável

Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil, destaca que a Cartilha ESG tem como grande diferencial o tom didático, o que permite iluminar o caminho para a implementação de iniciativas sustentáveis tanto para as grandes como as pequenas empresas. “A partir do momento que a sociedade entende que quem realmente trabalha a sustentabilidade vale mais, isso ajuda para que esse movimento se concretize no setor. Temos que ser vetores de sensibilização. Pensar nisso é uma obrigação dos resorts”.

Biselli explica que a Resorts Brasil lançou a Cartilha ESG para inspirar os associados a como ampliarem suas ações, sobretudo no eixo Social, trabalhando a relação com a comunidade e fornecedores locais, empregabilidade e diversidade. Esses aspectos são a nossa prioridade. Nessa Cartilha, identificamos doze oportunidades para evoluirmos em conjunto na pauta ESG. O passo seguinte será incorporar indicadores de ESG dentro do radar Resorts Brasil, permitindo fazer comparações e mensurar a nossa evolução. O tema ESG poderá ser uma das matrizes de análise para quem deseja integrar a Resorts Brasil”.

Cartilha ESG Eixos
Eixos

A Cartilha ESG da Resorts Brasil sublinha que o avanço do mercado de viagem nessa agenda depende do trabalho conjunto. “Todos devem estar envolvidos e impactados pelas diretrizes ESG: organizações, líderes, colaboradores, fornecedores, hóspedes, clientes, comunidades locais e de destino, governos, e, para isso, é preciso criar uma cultura pautada na mudança do mindset de todos os envolvidos, criando um segmento de turismo com o DNA de ESG”.

Cartilha ESG da Resorts Brasil ensina como implementar ações sustentáveis com dicas práticas
Cartilha ESG da Resorts Brasil ensina como implementar ações sustentáveis com dicas práticas

A Cartilha ESG da entidade ressalta que a gestão sustentável compreende e influencia todas as áreas. As recomendações do documento foram elaboradoras tomando como base uma agenda global de sustentabilidade pautada pela Agenda 2030, também conhecida como Acordo de Paris. O compromisso global pelo fim da pobreza, preservação do meio ambiente e do clima e garantir a paz e a prosperidade no mundo foi consolidado na 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção – Quadro das Nações Unidas, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS].

Cartilha ESG da Resorts Brasil compreende 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Cartilha ESG da Resorts Brasil compreende 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em um momento de ressignificação do Turismo, a cultura ESG é um pilar indispensável. “O mercado está tendo que se reinventar para continuar atraindo profissionais. A sustentabilidade está cada vez mais na base da formação profissional. A academia nunca poderá estar longe do mercado e vice-versa. Essa relação entre mercado e academia é essencial. É uma caminhada conjunta. Estamos dando um passo importante. Em poucos anos iremos colher o que estamos plantando”, projeta o presidente da Resorts Brasil.

A Cartilha ESG da Resorts Brasil está disponível gratuitamente a todos pelo site da entidade. www.resortsbrasil.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade