Contagem regressiva para o desaparecimento da Uva Tannat (Final)

Continua depois da publicidade

A região de Saint Mont, no sudoeste da França, além de possuir os únicos vinhedos com videiras préfiloxera é oficialmente reconhecida na França como um marco histórico protegido.

por Werner Schumacher*


Destaca-se também pelo primeiro conservatório Ampelográfico privado, que estuda as variedades de uva, contando hoje com mais de 129 variedades de videiras e de propriedade da cooperativa de Plaimont, o maior produtor de vinhos da região.

Veja também as mais lidas do DT

A cooperativa Plaimont

Plaimont é uma cooperativa de 800 famílias de viticultores que emprega quase 200 pessoas. A cooperativa representa 98% da denominação Saint Mont (tinto, branco e rosé), metade da denominação Madiran, dois terços da produção de Pacherenc du Vic-Bilh e quase 50% de Côtes de Gascogne.

Plaimont produz cerca de 40 milhões de garrafas de vinho por ano a partir de 5.300 hectares de vinhedos. Cerca de 45% das vendas são na França, sendo o restante exportado para 30 países em todo o mundo.

O turismo na França

O ministro das Relações Exteriores do país, Laurent Fabius, disse que “o turismo é um tesouro nacional”, anunciando sua intenção de atrair 100 milhões de turistas por ano até 2020. Se estima que o turismo é responsável por mais de dois milhões de empregos e 7% do PIB na França.

A cooperativa vinícola do sudoeste da França Plaimont Producteurs tem como objetivo tornar-se um hotspot de enoturismo depois de comprar o Mosteiro Saint-Mont em Gascony.

O Mosteiro de Saint-Mont do século XI será convertido para acomodar turistas enoturistas.

Agora listado como um monumento histórico – um patrimônio nacional francês – o Mosteiro de Saint-Mont data do século XI, quando foi ocupado por monges beneditinos que cuidavam das vinhas e produziam vinho para o sacramento. O mosteiro foi convertido em um castelo em 1788.

Plaimont já restaurou os vinhedos originais do mosteiro, a partir do qual está produzindo sua cuvée Monastère de Saint Mont desde 1995. O vinho é uma mistura de uvas tintas das variedades locais Tannat, Pinenc e Cabernet-Sauvignon.

A cooperativa está se preparando para renovar completamente a propriedade de 10 quartos com o objetivo de transformá-la em um importante destino de enoturismo.

Vigneron – os vinhateiros de Saint Mont (Crédito: Saint Mont)

Vigneron – os vinhateiros de Saint Mont

Todos optaram por se comprometer com uma “aventura coletiva”, produzindo vinhos honestos, respeitando a especificação técnica AOC e otimizando as misturas de safras.

Todos compartilham “a paixão pela Saint Mont”, o respeito pelas tradições de cultivo, a diversidade de variedades, a manutenção da colheita colhida à mão e a proteção das parcelas antigas.

Estes são os pequenos extras que aumentam a qualidade e a identidade dos vinhos de Saint Mont – vinhos do Sudoeste, amigáveis e extrovertidos, refletindo o cuidado e a atenção que lhes é dada pelos viticultores. Vinhos que realmente significam algo!

Encontro com os consumidores

Os viticultores de Saint Mont também são “embaixadores” para a denominação. Eles nunca perdem uma oportunidade de contar a história de Saint Mont, de encorajar as pessoas a experimentar seus vinhos ou de conversar com os consumidores porque por trás de cada viticultor está um vinho que reflete sua personalidade!


Adaptado e traduzido de

https://www.thedrinksbusiness.com/2016/08/plaimont-reveals-programme-for-grape-study-conference/

https://www.thedrinksbusiness.com/2016/04/plaimont-makes-major-wine-tourism-bid/

https://www.vins-saintmont.com/en/the-wine-growers/


*Werner Schumacher estudou Economia na PUC/RS e é um dos responsáveis pela profissionalização da vitivinicultura no Brasil.


 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade