Natal Iluminado já é tradição nos três pontos históricos do centro de São Paulo
De agências com edição do DIÁRIO
Bonecos gigantes dos Três Reis Magos dão início a um cortejo com a Folia de Reis (ritmo e repertório), performada pelo Grupo Folclórico de Inimar dos Reis. Em busca do Natal eles passam pelo Edifício Matarazzo (prédio da prefeitura), onde acontecem projeções e balé aéreo, e convidam a caminhar pelas ruas do centro para ver as outras projeções que acontecem na Igreja do Mosteiro de São Bento e no Pátio do Colégio.
Esse é o Natal Iluminado, evento gratuito e já reconhecido como uma das principais atrações da cidade de São Paulo no mês de dezembro. Até o dia 23 de dezembro, o evento apresenta espetáculos diários, das 19h às 22h, nas três construções históricas do centro de São Paulo.
Da criação do mundo ao nascimento de Jesus
O mapeamento de imagens acontece em looping e cada local tem uma projeção especial. Na prefeitura, as imagens representam a criação do mundo por meio de desenhos digitalizados feitos por crianças. A empresa responsável pela projeção é a Visualfarm. No Edifício Matarazzo performances de balé aéreo são executadas pela Dança Vertical e performances – Cia Base. Já no Mosteiro de São Bento são projetadas imagens de anjos. Neste ponto, a Midiadub é a responsável. Por fim, no Pátio do Colégio, onde o cortejo se encerra, são exibidas cenas do presépio que retratam o nascimento de Jesus com imagens futuristas feitas pelo Ateliê Digital Analógico – ADA.
Veja também as mais lidas do DT
O Natal Iluminado é um presente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) para a população e esse ano é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que promove uma série de outras atrações no centro da capital através do seu Festival de Natal. “Com o Natal Iluminado temos a oportunidade de encenar um grande espetáculo ao ar livre pelas ruas do centro, e que encerra na cena da natividade no ponto exato onde começou São Paulo, o que é bastante emblemático”, explica José Mauro Gnaspini, diretor artístico do projeto.
“Além da simbologia, o retorno ao centro proporciona com que muito mais pessoas tenham acesso ao espetáculo. Estamos ampliando o escopo não só aos moradores do centro, hoje mais de 400 mil, como a toda a população que poderá ver as 120 apresentações artísticas programadas pela prefeitura e da qual fazemos parte”, acrescenta Gui Afif, diretor geral do Natal Iluminado.