(Edição do DT com agências)
A Costa Crociere apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade 2014 e adianta o plano de responsabilidade social da empresa para os próximos anos.
Dividido em três seções intituladas: Mar, Você e Amanhã, o relatório destaca os principais resultados de sustentabilidade da companhia e os caminhos da Costa em termos de produto, inovação e crescimento sustentável. Auditado pela Price Waterhouse Coopers (PwC), o relatório completo pode ser encontrado na nova seção “Sustentabilidade” do site da Costa em www.costacruise.com/sustainability.
Veja também as mais lidas do DT
Mar
A armadora está constantemente empenhada em minimizar o impacto ambiental de suas operações. Ela faz isso por meio de uma série de iniciativas que visam a utilização cuidadosa dos recursos energéticos, a redução das emissões de gases de efeito de estufa e do consumo de água, além da gestão eficiente de resíduos.
Os principais resultados ambientais obtidos em 2014 foram:
- Diminuição de 9% no consumo de combustível por passageiro/dia;
- Redução de 3% na captura de carbono da empresa;
- Diminuição nas emissões de gases normalmente produzidos durante os processos de combustão;
- Redução de 9,7% no consumo de energia;
- Instalação de um sistema de limpeza de gases para reduzir a emissão em 7 navios da frota;
- Implantação de lâmpadas LED com baixo consumo de energia em todos os navios da frota: 450.000 lâmpadas foram substituídas, resultando em uma economia de 80%;
- 100% dos materiais e produtos consumidos a bordo são recolhidos e separados para descarte e reciclagem;
- Redução de 1,36% no consumo de água nos navios. Hoje, 68% da água é produzida diretamente a bordo por meio de plantas especiais de dessalinização.
Você
Os laços com as comunidades vão além dos milhares de turistas embarcados para destinos em todo o mundo. A presença da Costa traz benefícios para a economia de cada local visitado, gerando novas oportunidades de negócios e emprego.
Amanhã
O compromisso da Costa para o futuro se traduz no planejamento e implementação de projetos de responsabilidade social corporativa. Em julho deste ano, a empresa anunciou a construção dos dois primeiros navios de cruzeiro do mundo abastecidos por GNL (Gás Natural Liquefeito), queima de combustível fóssil considerada a mais limpa do mundo. Os navios irão entrar em serviço em 2019 e 2020.
No que diz respeito ao produto, a Costa procura promover uma experiência de comida saudável e sustentável para os hóspedes e tripulantes. Isso é feito através do abastecimento dos navios com ingredientes regionais, com ênfase particular em pratos italianos e da dieta mediterrânea. A empresa prioriza o abastecimento de alimentos frescos nos diferentes portos de escala, sendo que 25% desses produtos são adquiridos localmente para diminuir o impacto gerado pelas atividades de logística.