O Governo de SP decidiu disponibilizar crédito para ajudar o Turismo do litoral de SP, e para entender mais sobre essa medida, o DIÁRIO conversou com o presidente da ABIH-SP, Ricardo Roman Júnior.
Ontem, 21, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), possibilitou uma linha emergencial através de seu programa de crédito turístico.
Dessa maneira, o objetivo é atender profissionais do setor de Turismo que necessitem de apoio para restabelecer seus empreendimentos nos municípios do litoral paulista, após as chuvas intensas que atingiram a região. Agora, com essa medida, pousadas, hotéis, restaurantes e outras empresas do setor podem solicitar o serviço de crédito turístico.
Inclusive, vale lembrar que o Governo de SP tomou essa decisão ontem, após uma reunião virtual entre Roberto Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP); e Ricardo Roman Junior, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP).
Então, para saber mais sobre essa medida emergencial, o DT conversou por telefone com Ricardo Roman Júnior, presidente da ABIH-SP.
Crédito para ajudar Turismo do litoral Norte: veja o valor destinado
Em primeiro lugar, o DT perguntou à Ricardo qual o valor total destinado à essa linha de crédito emergencial. “Ainda não temos essa informação, mas a Desenvolve SP avaliará o crédito caso a caso”, explicou.
Veja também as mais lidas do DT
Ricardo comentou quanto o turismo e a hotelaria de SP devem perder com essa tragédia: “Ainda está muito cedo para fazer essa estimativa. Porém, o que nós detectamos é que algumas reservas (de hospedagens) futuras já estão sendo canceladas no litoral Norte por conta das chuvas.”
“Mas, outra coisa que nós detectamos é que o turista pode visitar o litoral Norte por outras vias, como a Tamoios, por exemplo, para chegar á São Sebastião, que não há problema”, comentou o presidente.
“Mas de São Sebastião para Maresias, Boiçucanga, ainda há problema”, alertou.
Estimativa da ABIH-SP e solidariedade em massa
Além disso, Ricardo informou que existem em torno de 800 hotéis e pousadas no litoral Norte de São Paulo associados à ABIH-SP, e cerca de 60 mil leitos. Então, questionamos se as chuvas afetaram algum deles: “Vários, houve alagamento”, respondeu Ricardo. “Contudo, a nossa estimativa é em torno de 20 a 30%”.
Ainda, o executivo lembrou que além do crédito para ajudar o turismo no litoral norte de SP, houve outras ações. Um bom exemplo é que a ABIH-SP colaborou na divulgação da campanha de arrecadação para o Fundo Social do Estado de São Paulo. Assim como o de São Sebastião.
“Alguns hoteleiros doaram colchões, outros doaram dinheiro para comprar colchão, outros doaram mantimentos, alimentos. Muitos ajudaram”, finalizou.
Vantagens do crédito para o turismo do Litoral Norte
É importante destacar também que o pacote para os atingidos pelas chuvas pode conter várias melhorias nas condições de crédito. Como juros competitivos, prazos diferentes e flexibilidade nas consultas cadastrais, por exemplo.
Além de garantias com 100% de Fundo Garantidor e suspensão, por 90 dias, de pagamento de parcelas de contratos firmados pelas empresas da região, junto à DesenvolveSP.
Para participar do programa, é possível fazer o pré-cadastro pelo site oficial do crédito turístico.
Por Caroline Figueiredo- Repórter do DT.