Crew Dragon da SpaceX faz voo espacial privado e retorna em segurança à Terra

Continua depois da publicidade

Dois astronautas da NASA estão de volta à Terra depois que sua cápsula espacial caiu no Golfo do México, na costa de Pensacola, na Flórida.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (com agências internacionais)

O Crew Dragon da SpaceX, carregando Robert Behnken e Douglas Hurley , caiu de para-quedas no Golfo do México, na costa de Pensacola, Flórida, às 14h48 EDT do domingo e foi recuperado com sucesso pela SpaceX. Depois de retornar à costa, os astronautas voam imediatamente de volta para Houston.

Veja também as mais lidas do DT

O sucesso do seu voo de teste, para a Estação Espacial Internacional e o seu retorno à Terra, é um marco para a SpaceX, a primeira empresa privada a enviar pessoas para o posto espacial.

A empresa leva a carga de e para a estação há anos. Este voo com pessoas a bordo foi o teste final para o sistema de tripulação da SpaceX ser certificado pela NASA como “operacional” para futuras missões de astronautas.

O voo marcou a primeira vez que as pessoas foram lançadas para orbitar em quase uma década (Crédito: NASA)

Isso significa que os EUA mais uma vez têm sua própria capacidade de colocar as pessoas em órbita e devolvê-las com segurança. Desde que retirou seus ônibus espaciais em 2011, a NASA teve que comprar assentos para seus astronautas em naves espaciais russas, mas agora pode contar com um táxi espacial americano que decola da Flórida.

“Foi um ótimo dia para a NASA e um ótimo dia para os Estados Unidos da América”, disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine, em uma entrevista coletiva.

A NASA já está designando astronautas para futuras missões da SpaceX –

Behnken e seu colega de tripulação, Doug Hurley, decolaram em sua cápsula SpaceX Dragon em 30 de maio. O voo marcou a primeira vez que as pessoas foram lançadas para orbitar em quase uma década e passaram dois meses vivendo e trabalhando a bordo da estação.

Depois, voltaram para a cápsula da SpaceX, que apelidaram de “Endeavour”.

No futuro, a NASA quer contar com táxis espaciais comerciais para voos de rotina de e para o posto avançado em órbita – enquanto a agência do governo se concentra no desenvolvimento de veículos para o retorno à lua.

A próxima missão da SpaceX com astronautas a bordo está agendada para setembro, e os quatro astronautas designados para essa missão estavam assistindo este retorno histórico com muito interesse.

Além dos astronautas da NASA, a SpaceX planeja levar outros clientes pagantes para o espaço, inclusive em uma viagem ao redor da Lua.

A presidente da SpaceX Gwynne Shotwell (Crédito: Wikipédia)

“A cápsula funcionou lindamente. As operações funcionaram extremamente bem. Portanto, certamente nos sentimos confortáveis ​​por estar no caminho certo para transportar passageiros comerciais em breve”, disse a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell. “Com base nos resultados até agora, estou muito confiante.”

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade