Crew Dragon da SpaceX faz voo espacial privado e retorna em segurança à Terra

Dois astronautas da NASA estão de volta à Terra depois que sua cápsula espacial caiu no Golfo do México, na costa de Pensacola, na Flórida.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (com agências internacionais)

O Crew Dragon da SpaceX, carregando Robert Behnken e Douglas Hurley , caiu de para-quedas no Golfo do México, na costa de Pensacola, Flórida, às 14h48 EDT do domingo e foi recuperado com sucesso pela SpaceX. Depois de retornar à costa, os astronautas voam imediatamente de volta para Houston.

O sucesso do seu voo de teste, para a Estação Espacial Internacional e o seu retorno à Terra, é um marco para a SpaceX, a primeira empresa privada a enviar pessoas para o posto espacial.

A empresa leva a carga de e para a estação há anos. Este voo com pessoas a bordo foi o teste final para o sistema de tripulação da SpaceX ser certificado pela NASA como “operacional” para futuras missões de astronautas.

O voo marcou a primeira vez que as pessoas foram lançadas para orbitar em quase uma década (Crédito: NASA)

Isso significa que os EUA mais uma vez têm sua própria capacidade de colocar as pessoas em órbita e devolvê-las com segurança. Desde que retirou seus ônibus espaciais em 2011, a NASA teve que comprar assentos para seus astronautas em naves espaciais russas, mas agora pode contar com um táxi espacial americano que decola da Flórida.

“Foi um ótimo dia para a NASA e um ótimo dia para os Estados Unidos da América”, disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine, em uma entrevista coletiva.

A NASA já está designando astronautas para futuras missões da SpaceX –

Behnken e seu colega de tripulação, Doug Hurley, decolaram em sua cápsula SpaceX Dragon em 30 de maio. O voo marcou a primeira vez que as pessoas foram lançadas para orbitar em quase uma década e passaram dois meses vivendo e trabalhando a bordo da estação.

Depois, voltaram para a cápsula da SpaceX, que apelidaram de “Endeavour”.

No futuro, a NASA quer contar com táxis espaciais comerciais para voos de rotina de e para o posto avançado em órbita – enquanto a agência do governo se concentra no desenvolvimento de veículos para o retorno à lua.

A próxima missão da SpaceX com astronautas a bordo está agendada para setembro, e os quatro astronautas designados para essa missão estavam assistindo este retorno histórico com muito interesse.

Além dos astronautas da NASA, a SpaceX planeja levar outros clientes pagantes para o espaço, inclusive em uma viagem ao redor da Lua.

A presidente da SpaceX Gwynne Shotwell (Crédito: Wikipédia)

“A cápsula funcionou lindamente. As operações funcionaram extremamente bem. Portanto, certamente nos sentimos confortáveis ​​por estar no caminho certo para transportar passageiros comerciais em breve”, disse a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell. “Com base nos resultados até agora, estou muito confiante.”

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial