Dois documentários em cartaz na MUBI, plataforma de streaming de filmes com curadoria, trazem visões diferentes sobre Cuba e sua rica cultura, com um intervalo de mais de 30 anos entre eles: Buena Vista Social Club, de Wim Wenders, e Saudações, Cubanos!, da cineasta belga Agnés Varda. Registros históricos, que revelam momentos distintos da cultura e sociedade da ilha.
EDIÇÃO DO DT com agências
Buena Vista Social Club, de 1999, é centrado em músicos cubanos idosos, que se reuniram para gravar um disco – inciativa liderada pelo produtor musical Ry Cooder em 1996. O filme de Wim Wenders (Paris, Texas) aborda o retorno de Ry Cooder a Havana e a história dos músicos envolvidos no projeto. As apresentações musicais são triunfantes e reviveram as carreiras dos artistas, entre eles, Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer e Compay Segundo. Vencedora de um Grammy, a produção também foi indicada ao Oscar e ganhou o prêmio de Melhor Documentário no European Film Awards.
Veja também as mais lidas do DT
Já Saudações, Cubanos!, de 1964, traz um testemunho do impacto da Revolução Cubana, quatro anos depois da chegada de Fidel Castro ao poder. Agnés Varda (Cléo das 5 às 7, As Praias de Agnés) visitou o país para registrar as mudanças e tirou 1.800 fotos, que deram origem a este documentário alegre e animado. E que também destaca a cultura cubana, em especial a música. Com narração do ator Michel Piccoli (falecido em 2020), o curta conta ainda com recursos de animação.