Nesta quarta-feira (14) foram anunciadas 64 cidades de 35 países que se juntam-se à Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO (GNLC).
Na lista constam três cidades brasileiras e duas portuguesas, que são Curitiba, Leme e Recife, no Brasil, Fundão, em Portugal e São Filipe, em Cabo Verde. O título é um reconhecimento pelos esforços em tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos.
Experiências positivas em Curitiba, Leme e Recife
As novas cidades de aprendizagem foram adicionadas à rede por recomendação de um júri de especialistas. Os pré-requisitos fundamentais são um forte compromisso com a aprendizagem duradoura por parte da administração municipal e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas.
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Curitiba, capital do estado do Paraná, se destaca por programas de incentivo ao empreendedorismo e inovação e educação para práticas agrícolas sustentáveis em ambientes urbanos. Além disso, a cidade faz parceria com o Gabinete de Direitos Humanos para combater a discriminação e promover a diversidade cultural.
A cidade de Leme, no Estado de São Paulo, prioriza a educação para pessoas com deficiência, por meio de salas adaptadas e serviços de apoio, incluindo fonoaudiologia e terapia ocupacional. Também promove aprendizado familiar e comunitário por meio de eventos culturais como o Festival EduCaipira.
Recife, a capital do estado de Pernambuco, oferece formação técnica avançada para jovens economicamente desfavorecidos. A cidade também investe em desenvolvimento sustentável, com a instalação de redes de energia solar em 94 unidades educativas para reduzir custos e gerar conscientização sobre energia limpa.
As novas cidades foram anunciadas durante um evento virtual de alto nível “Empowering Learners of All Ages: UNESCO Learning Cities Transform Lives”.
“As cidades são fundamentais para transformar o direito à educação em uma realidade tangível para indivíduos de todas as idades. Com as novas admissões, a rede agora inclui 356 cidades membros de todo o mundo que compartilham know-how e abrem caminho para oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para 390 milhões de cidadãos”, afirmou o diretor-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay
Os novos membros são:
África
São Filipe, Cabo Verde
Bikok, Camarões
Maroua 1er, Camarões
Yaoundé 1er, Camarões
Gagnoa, Costa do Marfim
Dakar, Senegal
Chinhoyi, Zimbábue
Estados Árabes
Muharraq, Bahrein
Alexandria, Egito
Sharkia, Egito
Zefta, Egito
Agadir, Reino de Marrocos
Essaouira, Reino de Marrocos
Fès, Reino de Marrocos
Mascate, Omã
Nizwa, Omã
Sur, Omã
Umm Salal, Catar
Al-Ahsa, Arábia Saudita
Al Madinah Al Munawwarah, Arábia Saudita
Cidade Econômica Rei Abdullah, Arábia Saudita
Ajman, Emirados Árabes Unidos
Ásia e Pacífico
Nanjing, República Popular da China
Suzhou, República Popular da China
Legazpi, Filipinas
Buan, República da Coreia
Seo-gu (Gwangju), República da Coreia
Hanam, República da Coreia
Banguecoque, Tailândia
Khon Kaen, Tailândia
Yala, Tailândia
Cidade de Ho Chi Minh, Vietname
Son La, Vietname
Europa e América do Norte
Liège, Bélgica
Lille, França
Senaki (Geórgia)
Dresden, Alemanha
Szombathely, Hungria
Waterford, Irlanda
Fundão, Portugal
Cugir, Romênia
Galati, Romênia
Bratislava, Eslováquia
Cerdanyola del Vallès, Espanha
Manchester, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Wakefield, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Lviv, Ucrânia
Sumy, Ucrânia
Ternopil, Ucrânia
América Latina e Caribe
Córdoba, Argentina
Firmat, Argentina
Curitiba, Brasil
Leme, Brasil
Recife, Brasil
Azogues, Equador
La Paz (Baja California Sur), México
Mérida, México
San Luis Potosí, México
Estelí, Nicarágua
Masaya, Nicarágua
Ocotal, Nicarágua
Andahuaylillas, Peru
Ica, Peru
Santiago de Surco, Peru
Novas cidades de aprendizagem da UNESCO co-lideram a campanha #ImALifelongLearner
Os novos membros da Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO co-liderarão a campanha #ImALifelongLearner em suas cidades. A campanha mobiliza alunos de todo o mundo para mostrar sua paixão pelo aprendizado ao longo da vida. Sublinha que a #RightToEducation deve pertencer a todas as idades.