O ano de 2025 será o marco da metamorfose de um edifício histórico situado no centro de Curitiba, transformando-o em uma das maiores e mais modernas casas de shows do Brasil. O local, que por longas décadas foi o Cine Lido, inaugurado em 1959, passará a ser um espaço versátil com capacidade para aproximadamente 2.500 espectadores. Pertencente ao Centro da capital, na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, o renovado Cine Lido tem a proposta de reanimar a cena cultural da cidade.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as obras começam ainda neste mês de fevereiro, e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026. Mais do que um espaço para espetáculos, shows e eventos, a reabertura busca resgatar a essência cultural de um cinema que marcou gerações de curitibanos, combinando tradição com o que há de mais moderno em sustentabilidade, tecnologia, serviços e inovação.
“A ideia é entregar um equipamento voltado para a cidade, que seja versátil e democrático. Um conceito que Curitiba ainda não dispõe, de um local amplo, extremamente bem localizado, de fácil acesso e com serviços de alto nível em alimentação, bebidas, entre outros”, comenta a empresária Malu Cornelsen, da Planeta Brasil Entretenimento, uma das idealizadoras do projeto.
Além de Malu Cornelsen, o empreendimento é liderado por Patrik Cornelsen, seu sócio na Planeta Brasil Entretenimento, e pelos empresários Gian Zambon e Bruno Neves, fundadores e responsáveis pela sucesso da SevenX. O quarteto é referência no setor de entretenimento no Brasil, com milhares de eventos realizados em Curitiba nas últimas décadas, incluindo shows internacionais de Coldplay e Metallica, além da organização de festivais como Warung Day Festival, Festival Dia Mundial do Rock, Coolritiba e Curitiba Blues Festival.
“É um projeto que estamos desenvolvendo há alguns anos e que nos motiva também pelo seu simbolismo. Não se trata apenas de recuperar um imóvel histórico ou um cinema icônico, mas também de contribuir para a revitalização do Centro de Curitiba. Estamos chamando o conceito do projeto de ‘renasce uma estrela’”, destaca Gian Zambon.
Iniciativa 100% privada, o projeto do novo Cine Lido conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba. A recuperação da região central é uma das prioridades do novo prefeito Eduardo Pimentel. O ex-prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, celebrou a iniciativa em uma publicação no Instagram: “O coração de Curitiba vai bombar na Ermelino de Leão”, escreveu Greca, na rede social.
Com três andares e 2.000 m², o projeto arquitetônico é inspirado no estilo Art Déco e assinado pelo renomado arquiteto João Uchôa. Entre seus trabalhos de destaque, Uchôa foi o responsável pela cenografia dos festivais Rock in Rio e The Town, além da concepção de espaços como o Bar do Zeca Pagodinho e o Qualistage.
“O perfil multiuso é um grande diferencial do projeto. O Cine Lido poderá receber espetáculos de todos os gêneros, shows nacionais e internacionais de diferentes portes, além de eventos corporativos e sociais de variados tamanhos. Essa versatilidade fará do Cine Lido um espaço único em Curitiba”, exalta Bruno Neves.
Projetos semelhantes já existem e fazem muito sucesso em outras capitais brasileiras, como o Cine Joia, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e o Roxy, em Copacabana, no Rio de Janeiro, ambos antigos cinemas transformados em espaços de entretenimento.