Em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Ministério do Turismo oferta quatro opções de cursos de turismo acessível. As capacitações, que são gratuitas, fazem parte da plataforma recém-criada Qualifica Turismo.
No programa, além de cursos de turismo, os usuários têm acesso a conteúdos informativos voltados para uma formação abrangente do profissional que atua no setor.
Abaixo, há a descrição dos cursos disponibilizados, todos abordando inclusão e acessibilidade a pessoas com deficiência ou então com mobilidade reduzida. Ao finalizar os estudos, os alunos recebem certificado de conclusão.
Veja também as mais lidas do DT
Turismo, Inclusão e Acessibilidade da Pessoa Com Deficiência e/ou com mobilidade reduzida
Este curso tem o objetivo de discutir políticas públicas de inclusão e acessibilidade, com base na diversidade. Além disso, a proposta abordará conceitos, terminologias, atendimento a pessoas com deficiência e idosas, leis nacionais e internacionais, padrões de acessibilidade, programas de apoio ao Turismo Acessível, estudos sobre a demanda de turistas com deficiência, pioneirismo na indústria turística e relatos de experiências de indivíduos envolvidos na promoção da inclusão no turismo.
Inscreva-se neste link.
Orientação e Mobilidade de Pessoas Cegas em Ambientes Urbanos
Nesta capacitação, os interessados aprenderão o atendimento ao turista com deficiência visual, destacando os conceitos e as aplicações do desenho universal, mobilidade urbana, braile e outros recursos que facilitem a orientação e o acesso deste público às atividades turísticas. Outro ponto a ser abordado será o papel da inclusão e da acessibilidade como elementos fundamentais na construção e implementação de boas práticas no fazer turístico.
Inscreva-se neste link.
Audiodescrição e Turismo Acessível
Este curso ensina como atender adequadamente turistas com deficiência visual, com foco na audiodescrição como uma ferramenta importante para incluí-los na sociedade. Os interessados aprenderão a usar comunicação e ferramentas de acessibilidade para criar práticas de turismo excelentes. Também vão estudar as diretrizes do Ministério do Turismo e entender por que é importante pensar no turismo inclusivo como uma oportunidade de mercado. Além disso, verá como uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso desse tipo de turismo.
Inscreva-se neste link.
O Profissional de Turismo e a Pessoa com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida
Esta especialização ensina como atender bem os turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, destacando a importância da acessibilidade. Vamos aprender como tornar o turismo mais acessível, envolvendo gestores, empresas e atrações turísticas para proporcionar um atendimento melhor. Isso abre caminho para melhorias e perspectivas de um serviço mais digno para todos.
Inscreva-se neste link.
EDIÇÃO DO DT