David Brito tem 47 anos, e guarda em sua bagagem uma passagem brilhante pela rede Bourbon Hotéis e Resorts, onde trabalhou por 18 anos. Formado em administração de empresas, pai de David Felipe de Brito e Julia de Brito, é um hoteleiro nato, embora, como empreendedor, tenha uma percepção aguçada para outros segmentos da economia colaborativa e de serviços.
por Paulo Atzingen*
Brito é sócio-admistrador do Villagio Embu Resort & Convention e foi convidado no início de 2021 a reposicionar o hotel que havia fechado com a pandemia. Os desafios são muitos, mas David, como ele mesmo disse à reportagem, é movido por desafios.
Período pré-pandemia
David participou de todo o processo de reposicionamento do hotel, inclusive na sugestão de mudança de nome. “No período pré-pandemia ainda, em março de 2020, a pandemia havia chegado pra todos aqui no Brasil, lembra? Os administradores e proprietários, na época, fecharam o empreendimento, como todos. Houve uma tentativa de reabertura em junho, julho e ficaram funcionando até o início de dezembro de 2020”, conta.
A empresa que administra o Villagio é a Partner Hotelaria sendo que David é um dos três sócios administradores.
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“No início de 2021, o proprietário do empreendimento fez uma consulta com com um dos nossos sócios, e sugeriu uma reabertura um pouco diferente e que se ele conhecia alguém que entendia de hotelaria”, conta o hoteleiro. Esse alguém era David Brito.
“Somos então, três sócios administradores e a abrimos pra tocar esse empreendimento. E o primeiro cliente dessa administradora é justamente o Village Embu”, relata.
Modelo de arrendamento
Conta David que criada a empresa administradora, efetuou-se o contrato de arrendamento e deu-se início às reformas. “Entramos oficialmente aqui em abril de 2022 e até outubro quando se deu a abertura oficial (16/10), nós intensificamos as reformas, os ajustes. Em agosto fizemos o soft opening e alguns eventos testes.
Vocação para eventos
A estrutura montada para eventos entre uma floresta de araucárias na região do Embu, a 30 quilômetros da cidade de São Paulo, é surpreendente. Chega-se a pensar que não se trata de um hotel que recebe eventos, mas um centro de eventos que recebe hóspedes.
David confirma isso. “Sim, quando estávamos estudando os números aqui do empreendimento, o proprietário do imóvel nos disse, que iríamos administrar um lugar estruturado para eventos”, lembra.
Com a perspicácia de um hoteleiro com boa quilometragem, David sugeriu que o nome fosse trocado, mesmo considerando a redução de receitas no processo de troca de marca. “Íamos reabrir um empreendimento depois de dois anos fechado. Era preciso dar uma cara nova, algo mais leve e renovado”, disse.
Estratégia para a transição
Sendo o empreendimento com foco em eventos, mas considerando que o lazer tem um apelo de vendas mais acelerado por contar com canais digitais, conta David que traçou o caminho da lógica do mercado hoteleiro, da oferta e da procura. “Com foco em eventos e também com oportunidades de lazer. Só que no lazer eu chegaria mais rápido, através do mercado digital, do marketing digital, dos canais eletrônicos. Já o segmento de eventos é um trabalho mais ainda relacional, pessoal, físico”, enumerou.
Nos 10 meses à frente do negócio, o (segmento de) lazer aconteceu, registra Brito. “Nós demos um pouco mais de ênfase ao lazer nesses dez meses. Tivemos muito bons resultados nos feriados prolongados, tivemos casa cheia no Natal, no Réveillon, no Carnaval, um sucesso absoluto”, comemora.
25 espaços para eventos!
Dos 109 apartamentos do hotel, 80 já estão totalmente em funcionamento. Conta David que são 25 espaços para eventos de todos os tipos e tamanhos. “Tenho sala desde 30 lugares em auditório, para até 800, 900, também em auditório”, quantifica.
“Quando eu falo 25 espaços, digo que são 22 salas e três espaços abertos que eu posso fazer um churrasco de encerramento de um evento, um coquetel, uma festa de casamento! Então são 25. Sim! o empreendimento tem vocação para eventos”, confirma, retomando a pergunta inicial.
Contratação e busca de qualidade
Entrando no 11º mês de operação o empreendimento entra na fase do equilíbrio dos serviços oferecidos por meio de seus equipamentos e pessoal contratado.
“A qualificação de um produto em geral vai acontecendo à medida em que você vai trazendo mais clientes em volume, o produto vai melhorando, a exigência do cliente vai aumentando, você vai querer cobrar um pouquinho mais, correto? Paralelamente a isso você vai qualificando a equipe”, ensina.
Acrescenta Brito que acabaram de dar uma revisada na equipe, com a contratação de um novo gerente operacional, um chefe com um currículo interessante, uma gerência de eventos, todos eles vêm se juntar a um time de profissionais que passaram por grandes companhias, com vivência e experiência.
“Esse momento é aquele de dar um upgrade na equipe, trazer colegas que possam contribuir tecnicamente com o time para oferecer mais qualidade. É um momento que a gente entende como natural dentro dos processos de mudança e transição”, arremata.
Maiores patrimônios
Mesmo com essa cabeça de administrador de tempo, espaço e finanças, David demonstra uma calma parecida aquela de Davi que foi enfrentar o gigante filisteu, Golias. Divide o seu tempo de forma muito equilibrada entre trabalho, viagens e família. Apesar dos grandes desafios e da vida corrida, sempre tem tempo e espaço especiais para os seus dois maiores patrimônios: David Felipe e Julia.
Reservas
As reservas podem ser feitas pelo telefone (11)4785-4500 ou pelo email reservas@villagioembu.com.br.
Site www.villagioembu.com.br
Instagram @villagioembu
COMO CHEGAR?
*Paulo Atzingen é jornalista