(Edição do DT com agências)
Kroměříž está entre as mais belas cidades da República Tcheca. Seu pitoresco centro histórico com casas burguesas abobadadas, o monumental palácio do arcebispo com os belos jardins que se estendem ao seu redor e adegas com vinho especial são os destaques. É chamada Atenas de Hanácko, cidade que por sua arquitetura impressionante entrou para a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Jardins de Kroměříž
Veja também as mais lidas do DT
O maior tesouro de Kroměříž são seus jardins. Inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, os jardins são uma perfeita simbiose da luz, das plantas, da água, da arte e da arquitetura. O Jardim das Flores e o Jardim ao Pé do Palácio estão entre os mais bonitos da Europa. Destacam-se ainda o labirinto de plantas, a original decoração de flores e esculturas, o boulevard e as estufas históricas.
O Jardim das Flores foi criado em meados do século XVII e tem perfeita simetria. Está abundantemente adornado de esculturas e fontes. No seu centro, uma rotunda cercada por um boulevard, com estátuas dos deuses da antiguidade. O Jardim ao Pé do Palácio é um exemplo de parque bem preservado com uma coleção única de árvores.
Galeria do Palácio Arcebispal
Uma parte do palácio arcebispal é formada por uma galeria de pintura conhecida por toda Europa e que possui uma coleção de pinturas da Europa Central dos séculos XV e XVIII. O bispo de Olomouc, Carlos II de Liechtenstein, foi quem idealizou a coleção de pinturas e para isso empregou uma série de pintores e copistas, além de adquirir uma coleção de quadros de artistas famosos.
A obra mais conhecida e mais valiosa da coleção de Liechtenstein é o quadro do veneziano Tiziano Vecellio, que abre caminho para as obras originais de mestres como Van Dyck, Cranash ou Dürer.