Subiu, em outubro, o número de desembarques nos três terminais rodoviários da cidade de São Paulo: Tietê, Barra Funda e Jabaquara. O crescimento foi de 4,4% na comparação com outubro do ano passado, com destaque para o Terminal Barra Funda, cuja alta foi de 10,5%.
Em relação aos impostos, a cidade arrecadou R$ 23,8 milhões no mês passado, após o aumento do Imposto Sobre Serviços do Grupo 13, que inclui atividades turísticas (valor 7,1% maior que o mesmo período de 2013).
De acordo com o relatório da Central de Monitoramento do Observatório de Turismo e Eventos, que apurou dados da Secretaria Municipal de Finanças, esse montante representa 2,4% da arrecadação total de ISS na capital paulista no décimo mês do ano.
Veja também as mais lidas do DT
Por outro lado, índices como a taxa de ocupação hoteleira e diária média tiveram queda de 10,3% e 2,8% respectivamente, se comparado a outubro do ano passado. Apesar disso, os eventos já realizados em novembro e previstos até o final de dezembro na cidade poderão recuperar a média anual de 2014.
Segundo o presidente da SPTuris, Wilson Poit, esse movimento do mercado é natural. "Outubro teve poucos eventos de grande porte, que se intensificaram em novembro, quando certamente teremos uma alta taxa de ocupação dos hotéis em razão de Fórmula 1, Salão do Automóvel e outros", explica Poit.
O relatório completo da Central de Monitoramento do Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo será disponibilizado na íntegra no dia 20 de novembro em www.observatoriodoturismo.com.br.
MVB