(Edição do DT com agências)
O Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe no dia 1º de novembro o Día de los Muertos, celebração tradicionalmente comemorada no México que tem como princípio saudar e relembrar os entes queridos. A história da festa conta que, nos dias 1 e 2 de novembro, os mortos vêm para visitar seus parentes, portanto é um momento de muita alegria que reúne música, fantasias, apresentações teatrais e comidas típicas. O evento acontece das 13h às 20h, com entrada gratuita, e tem realização conjunta com o Consulado General do México en Sao Paulo, Conselho de Promoção Turística do México e Associação Mexicanos em São Paulo (MESP).
Repleto de catrinas (típicas caveiras simpáticas), flores e cores habituais do evento, o museu promoverá diversas atrações para festejar o Día de los Muertos com o público de São Paulo, trazendo os costumes e tradições mexicanas. As atrações do dia contam com a tradicional oferenda, espécie de altar que reverencia entes queridos e personalidades importantes que já se foram. As homenageadas da ocasião são Frida Kahlo – pintora mexicana – e Tomie Ohtake – artista plástica japonesa, naturalizada brasileira.
Veja também as mais lidas do DT
Ao longo da festa, estão programadas apresentações musicais com os Mariachis Los Charros, venda de comida mexicana – com os restaurantes La Sabrosa Taquería, La Mexicana e Dulce Rosas -, pintura facial típica para os visitantes e oficinas.
Serviço
1º de novembro/2015 (domingo)
Das 13h às 20h
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
www.museudaimigracao.org.br
Programação:
14h e 16h – Apresentação Mariachis Los Charros
15h às 17h – pintura facial típica para os visitantes
Oficinas:
15h – Flores mexicanas de papel
15h30 – Decoração de caveiras de chocolates (Dulce Rosas – Cocina Mexicana)
16h30 – Receita de guacamole (Restaurante La Mexicana)
17h – Drinks com tequila (Taquería La Sabrosa)
17h30 – Resultado do concurso (melhor caracterização de Catrina e Catrin)