Dia Internacional da Música Country: conheça locais nos EUA

Continua depois da publicidade

Para o Dia Internacional da Música Country, celebrado 17 de setembro, o Travel South USA citou lugares incríveis para conhecer nos EUA e viver a música country

Um dos tipos de música mais populares do mundo é a música country, que teve origem nos EUA. Além disso, o Dia Internacional da Música Country foi criado na década de 1950 e é comemorado todos os anos no dia 17 de setembro.

Neste dia especial, festivais de música country acontecem em vários locais do mundo. Inclusive, os amantes desse estilo musical se reúnem para ouvir música ao vivo enquanto bebem e dançam.

Inclusive, a música country é um dos produtos de exportação mais conhecidos da América e tem muitas raízes no Mississippi. Além disso, essa forma de arte americana por excelência abrange letras folclóricas, músicas dançantes e baladas sobre amor e desilusão. É uma mistura de estilos e tradições culturais que primeiro tomou forma há mais de 100 anos.

Um dos pioneiros foi Jimmie Rogers, do Mississippi, conhecido como “o Pai da Música Country”. Sua performance, estilo lírico e imagem de “Singing Brakeman” estabeleceram o padrão para os artistas que se seguiram e lançaram as bases para a explosão da música country no mainstream.

Dia Internacional da Música Country: conheça a Country Music Trail, no Mississipi

Hoje, seguindo a Trilha Musical do Condado de Mississippi, os visitantes podem aprender sobre lendas como Rogers, Tammy Wynette, Elvis Presley e dezenas de outros artistas produzidos no estado da Magnólia. Com um mapa de marcadores afixado em todo o estado, os fãs podem procurar seus artistas favoritos e aprender sobre suas contribuições para o gênero.

Veja também as mais lidas do DT

Dia Internacional da Música Country: "Elvis Country", no Mississipi
“Elvis Country”, no Mississipi (Foto: cortesia da Tennessee Tourism)

Ou também podem simplesmente viajar pelas rodovias e ruas do Mississippi para aprender sobre as pessoas e locais que moldaram a música do condado. Inclusive, para que os fãs possam se divertir procurando e pisando no local onde seus artistas favoritos tocaram pela primeira vez, o site Country Music Trail fornece informações valiosa. Isso porque elas trazem a localização e as histórias por trás dos marcadores históricos.

Country Music Trail tem itens valiosos de astro do country e do estilo musical

Um dos primeiros artistas e fundadores da Country Music Trail é o nativo de Philadélfia, Mississippi, Marty Stuart. Ele é uma lenda da música country e estrela do Grand Ole Opry tem uma carreira vasta que inclui tocar com Johnny Cash. Além de produzir alguns dos artistas mais queridos do country e retornar ao Mississippi para criar o Congresso de Música Country.

Ainda, o campus de 4.650 metros quadrados apresenta a coleção de artefatos e recordações da história da música country do próprio Stuart. Ao mesmo tempo que serve como local para músicos conhecidos e promissores.

Carolina do Norte também “brilha” no estilo

A “constelação da música country americana também procura estrelas há muito tempo na Carolina do Norte. Eles iluminam as paradas e aparecem com força no N.C. Music Hall of Fame em Kannapolis, onde a posse de Scotty McCreery em 19 de outubro o coloca em uma lista de astros do country e do bluegrass.

Com uma riqueza de memorabilias (um violino de Charlie Daniels, o uniforme Sonic Drive-In de Kellie Pickler) e uma lista reveladora (Earl Scruggs, Doc Watson e Donna Fargo junto com Randy Travis, Bucky Covington, Eric Church e outros), o salão é a primeira parada ideal em uma viagem. Para assim canalizar o espírito do Dia Internacional da Música Country, além de sua comemoração oficial em 17 de setembro.

Dia Internacional da Música Country: veja outros locais nos EUA para viver a música

A uma hora de carro a oeste, em Shelby, o Earl Scruggs Center aprofunda a experiência como um museu interativo, tendo o pioneiro nativo do bluegrass como estrela. Lá, há exposições interativas que mostram estilos de banjo e permitem que os visitantes brinquem em um “zoológico de animais de estimação”. Além de os convidarem para uma “festa de colheita”.

Shelby também abriga o Don Gibson Theatre, um local intimista que homenageia o compositor homônimo de sua cidade natal (“Sweet Dreams”, “O Lonesome Me”). Ainda, a história ganha um sabor especial no Red Bridges BBQ Lodge, onde Patty Loveless já serviu nas mesas.

Opções para aproveitar neste e em outros períodos do ano

Wilkesboro, Raleigh e Mount Airy também adicionam música ao vivo à mistura. Em Wilkesboro, os viajantes lotam o MerleFest (abril), uma celebração de quatro dias fundada pelo falecido Doc Watson com um programa definido como “tradicional plus”. Enquanto estiverem em Wilkesboro, os fãs podem visitar o Blue Ridge Music Hall of Fame.

Já em Mount Airy, os amantes da música podem assistir ao concerto semanal WPAQ Merry-Go-Round e à transmissão de rádio ao vivo no Earle Theatre, que abriga o Old Time Music Heritage Hall. Os visitantes também podem se conectar com a música no Andy Griffith Museum e no Mount Airy Museum of Regional History, que apresenta Donna Fargo e o estilo musical característico da região, Round Peak.

Ainda, no final de setembro, Raleigh hospeda o World of Bluegrass da International Bluegrass Music Association com música em diversos locais e nas ruas.

Detalhes sobre a nova exposição aberta até junho de 2024: Eric Church: Country Heart, Restless Soul, apresentado pela Gibson.

Conheça o Country Music Hall of Fame and Museum + RCA Studio B em Nashville

O Country Music Hall of Fame and Museum explora a vida e a carreira do 10 vezes indicado ao Grammy e vencedor do prêmio CMA Entertainer of the Year, Eric Church. Isso acontece na mais nova exposição do Country Music Hall, com o nome: Church: Country Heart, Restless Soul, apresentada pela Gibson.

Dia Internacional da Musica Country: Country Music Hall of Fame and Museum em Nashville, Tennessee
Country Music Hall of Fame and Museum em Nashville, Tennessee (Foto: cortesia da Tennessee Tourism)

Então, a exposição narra o caminho único de Church até o estrelato, desde seus primeiros anos fazendo shows noturnos em bares e escrevendo músicas em Nashville. Até sua proeminência como uma das vozes mais autênticas da música country e como um reverenciado quebrador de regras. Além disso, a exposição, que encerra em junho de 2024, está incluída no ingresso do museu.

Por fim, uma curiosidade extra: Elvis Presley gravou mais de 240 músicas no Historic RCA Studio B em Nashville. Incluindo grandes sucessos como “Are You Lonesome Tonight” e “It’s Now or Never”.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade