Fundação Iberostar e Planeterra se aliam para turismo comunitário

Continua depois da publicidade

Fundação Iberostar e Planeterra se aliam e o acordo tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais onde a Iberostar tem presença para 2030

Através da Fundação Iberostar, o Grupo Iberostar, assinou um acordo de associação com a rede de turismo comunitário Planeterra. Inclusive, o ambicioso programa concentra-se em impulsionar desenvolvimento social e econômico das comunidades locais nas quais o grupo hoteleiro maiorquino opera. Ao mesmo tempo, tem o objetivo de proteger seus ecossistemas.

Através desta associação, a Iberostar e a Planeterra fixaram como objetivo proporcionar experiências de turismo comunitário para mais de 955 mil potenciais viajantes. Além de envolver 35 comunidades, melhorar a vida de mais de 13 mil pessoas e colocar em andamento 36 projetos nos próximos anos. Ainda, o Grupo Iberostar prevê expandir este projeto pioneiro a todas as regiões com presença de hotéis Iberostar antes de 2030.

Essa iniciativa também mostra a Iberostar como referência internacional em turismo responsável por conta de seu cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Além disso, ela está se desenvolvendo no México e na República Dominicana. Inclusive, nesses destinos, a Iberostar conta com 18 hotéis e resorts.

Executivos comentam parceria

De acordo com Alejandro Borrás, Diretor da Fundação Iberostar, “Como parte de nosso compromisso em gerar um impacto positivo na vida das pessoas e seu ambiente, através de um turismo responsável, é fundamental apoiar e envolver as comunidades locais, fazendo com que participem ativamente e contribuam, assim, para a melhoria das condições de vida das pessoas que fazem parte delas. Desta forma, a aliança com a Planeterra nos permite contribuir para seu empoderamento e a integrá-las na cadeia de valor do setor do turismo”.

Além disso, Jamie Sweeting, Presidente da Planeterra, afirma que “Esta associação com a Iberostar é um brilhante exemplo que inspira todo o setor turístico e a indústria hoteleira”.

E adiciona ainda: “Enquanto as grandes cadeias hoteleiras ainda não adotaram a integração das comunidades locais, este projeto se destaca pelo seu verdadeiro impacto. Com o potencial de replicar este modelo em 16 países e 100 propriedades hoteleiras, a Iberostar tem o poder de transformar inúmeras comunidades. É extraordinário imaginar o impacto positivo que poderia ser conseguido se outras cadeias hoteleiras seguissem e adotassem este foco transformador”.

Veja também as mais lidas do DT

Fundação Iberostar e Planeterra se aliam: 1º projeto trata da conservação de cenotes no Caribe

A Iberostar iniciou o seu primeiro projeto de turismo comunitário no México, onde opera 11 hotéis localizados em Cancún, Cozumel, Riviera Maya e Riviera Nayarit.

Essa atuação permitiu envolver a comunidade caribenha de Chemuyil, em Quintana Roo, através da cooperativa Bejil-Ha Riviera Maya. Ela foi criada originalmente por sete jovens locais comprometidos com a conservação de mais de 50 cenotes da zona. Assim como a proteção da flora e da fauna autóctones da península de Yucatán.

Inclusive, essa iniciativa, desenvolvida totalmente nas imediações dos hotéis, beneficia mais de 30 famílias locais. Além disso, promove sensibilização e a conservação do território. Essa ação também baseia-se em itinerários exclusivos, afastados dos circuitos turísticos populares, e convidam os viajantes a explorar a comunidade e seu ambiente natural acompanhados por guias locais. Para propiciar assim uma experiência cultural única e imersiva com visitas aos cenotes, passeios de bicicleta e degustação da gastronomia local.

Fundação Iberostar e Planeterra se aliam: artesanato e cacau na República Dominicana

A fim de integrar experiências de turismo comunitário no setor hoteleiro, a Fundação Iberostar e Planeterra desenvolveram um modelo para promover estas ações não apenas fora de seus resorts. Mas também dentro dos hotéis.

Esse é o caso do hotel Iberostar Costa Dorada, na República Dominicana. Pois ele acolhe em suas instalações duas associações. Por sua vez, elas oferecerem aos hóspedes do resort uma experiência semanal de turismo imersivo com a comunidade local.

Além disso, dentro do hotel, os hóspedes têm a oportunidade de conhecer o processo de cultivo do cacau e a elaboração do chocolate. Isso é possível graças à cooperativa El Chocal, que é composta por trinta mulheres locais de Altamira, Puerto Plata. Ainda, esse projeto ajuda mais de 200 agricultores e suas famílias.

Do mesmo modo, há uma ação com a Associação de Artesãos de Madeira Petrificada (Asoartep), originária do povoado dominicano de Imbert, também em Puerto Plata. Através da Associação, os hóspedes do hotel poderão presenciar, interagir e conhecer as técnicas locais de talhado em madeira. Inclusive, essa é uma atividade que beneficia mais de 250 famílias da comunidade.

Importância dessas ações para o turismo e para as comunidades

Graças a essas iniciativas, os hóspedes da Iberostar podem adquirir produtos e artesanatos das comunidades locais onde o Iberostar opera. Além disso, habitualmente, eles se encontram fora dos circuitos turísticos convencionais. Por sua vez, isso sensibiliza os visitantes sobre a proteção, conservação e fomento da economia local.

Mediante esta aliança, a Iberostar e a Planeterra demonstram que as grandes cadeias hoteleiras podem fazer a diferença e fomentar o turismo. Assim, como um catalisador para promover o bem-estar das comunidades. Além de proteger o meio ambiente e celebrar a cultura e as tradições.

Para saber mais, acesse o site oficial do grupo hoteleiro.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade