O hoteleiro conversou com o DIÁRIO e falou um pouco sobre como é estar à frente de um empreendimento exclusivo. Tiago Sarmento é português e trabalhou em mais de dez países.
Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO*
Durante a cobertura do voo inaugural da Avianca Brasil entre São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR), o DIÁRIO hospedou-se no icônico Belmond Hotel das Cataratas. No topo da categoria 5 estrelas no Brasil, o hotel é o único dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o que dá aos hóspedes acesso exclusivo ao parque, além de oferecer passeio de helicóptero e visitas guiadas. Para gerenciar uma equipe de 300 colaboradores está o português, Tiago Moraes Sarmento. O hoteleiro conversou com o DIÁRIO e falou um pouco sobre como é estar à frente de um empreendimento exclusivo, ou seja, único dentro de um parque nacional.
Veja também as mais lidas do DT
Sarmento foi gerente geral do W Vieques Retreat & Spa (Ilhas Vieques) e diretor de marketing e vendas dos hotéis The St. Regis Tianjin (China), The St. Regis Mexico City (México) e Hotel Marqués de Riscal (Espanha). Ele também passou pelos hotéis Sheraton Lisboa Hotel & Towers (Portugal), The Westin Turnberry Resort (Escócia), The Westin La Quinta Golf Resort (Espanha), Sheraton Brussels Hotel & Towers (Bélgica) e Sheraton The Park Lane Hotel (Inglaterra).
Acompanhe:
DT: Cada Gerente Geral, com o passar dos meses, acaba dando pequenos toques/ajustes no empreendimento que administra. Desde sua chegada em 2016, o que poderia comentar com o Diário sobre sua administração, caso já tenha realizado algo?
Tiago Moraes Sarmento – Na minha carreira tive duas áreas de especialização que têm servido de alguma forma o nosso projeto aqui desde 2016 – Alimentos e Bebidas e, também, Vendas e Marketing. Este último ano, a nível de vendas e marketing, o enfoque tem sido na diversificação de segmentos de mercado, seja a sua origem geográfica, seja investir em segmentos diferentes em que o produto Belmond Hotel das Cataratas dá uma resposta única. Por exemplo: eventos sociais como casamentos onde temos organizado casamentos de sonho, assim como eventos e reuniões bem exclusivas que – com a qualidade de serviço Belmond-, têm maravilhado bastantes clientes.
A nível geográfico o mercado Brasileiro deu uma resposta maravilhosa à nova promoção que desenhamos, com “algo especial e exclusivo” para o cliente brasileiro. Esse “algo” pode ser tão simples, mas simpático como um desconto sobre a tarifa de hospedagem, ou um “added value” extra como almoço incluído numa tarifa, que para o estrangeiro só inclui café da manhã.
DT: A mão de obra na hotelaria já é considerada em algumas capitais/destinos turísticos um problema pela falta de oferta especializada. Como é o processo de seleção para o Belmond Cataratas? Quantos profissionais o hotel tem atualmente?
DT: As Cataratas do Iguaçu são impressionantes e encantam todos os turistas/hóspedes que a visitam. Acha que algo precisa ser melhorado na gestão do atrativo. O hotel tem um bom relacionamento com a administração do ICMBio?
Tiago Moraes Sarmento – Temos uma ótima relação profissional com o ICMBio e penso que a gestão do Parque é excelente. Tenho a certeza que o PNI tem muito orgulho em ter um hotel tão exclusivo e refinado e enfocado as experiências únicas como faz o Belmond Hotel das Cataratas. Eu também tenho imenso orgulho de o Belmond Hotel das Cataratas ser o único empreendimento localizado dentro do Parque, com a sua localização a uns meros passos das Cataratas, onde os hóspedes podem passear antes e depois de que o Parque abre e fecha as portas aos demais visitantes.*O DIÁRIO viajou a convite da Avianca Brasil e Iguassu Convention & Visitors Bureau.