DIÁRIO de um cruzeirista no MSC Grandiosa (1)*

Continua depois da publicidade

Embarco no MSC Grandiosa no Rio de Janeiro e da minha cabine, a 14161, avisto a ponte Rio-Niterói. Essa gigante de concreto e aço vista do Rio não passa de uma gigante de concreto e aço. Mas daqui, da cabine do navio, vejo-a com outros olhos. Ela liga pessoas, sonhos e esperanças, presentes e futuras desde 1974. Parece até que este ar da cabine está pressurizado ou seriam insights de meu confinamento em fevereiro no MSC Preziosa?.

Por Paulo Atzingen – De Santos*


Este gigante dos mares chegou em águas nacionais ligando Gênova a Maceió na semana passada e desde 2019 tem ligado não duas, mas centenas de cidades e pessoas, planos e esperanças pelo mundo afora.

Veja também as mais lidas do DT

Aqui dentro, da popa à proa, das salas de máquinas à cabine do comandante, acontece a união das ciências aplicadas, engenharia, design, matemática, física, tecnologia da informação e inteligência artificial com as artes conhecidas como maiores, a pintura, escultura, música, literatura, arquitetura, dança e cinema. O navio é um gigante com a soma de todos os saberes produzidos ao longo da história e está recheado de espírito humano!

MSC Grandiosa
Vejo a ponte Rio-Niterói da minha cabine 14161

Vejo a ponte Rio-Niterói da minha cabine 14161 e me vem o insight: para se alcançar o ápice desta aventura humana é preciso muita força, força suficiente para as travessias, as grandes travessias! O MSC Grandiosa é a própria força!

Infinity Atrium

Assim que eu entro no navio, o Infinity Atrium aparece como uma afronta ao cinza do porto. Mas é uma fonte de inspiração. Ali, um artista em seu piano de cauda toca Burt Bacharach remetendo os acima de 50 (anos) a um estado fluido, invisível e impalpável, mas real, como as notas musicais que me entram pelas orelhas e se pulverizam na mente e se espalham no coração.

No Atrium, arte e engenharia, poesia e matemática, sons e matérias se abraçam e se beijam. Uma serpentina prateada, na verdade um genoma metálico, corta de cima a baixo todo o espaço do Atrium e seus espelhos multiplicam o movimento (e o sentimento) de dentro pra fora e de fora prá dentro de cada um que ali está.

Duas escadas sinuosas fazem a moldura de um espetáculo de engenharia que impacta por sua beleza, reluz por sua claridade e atrai por sua grandeza artística.

MSC GRANDIOSA
No Atrium uma serpentina prateada, na verdade um genoma metálico, corta de cima a baixo todo o espaço e seus espelhos multiplicam o movimento (e o sentimento)
MSC GRANDIOSA
Duas escadas sinuosas fazem a moldura de um espetáculo de engenharia que impacta por sua beleza, reluz por sua claridade e atrai por sua grandeza artística.

Galleria Grandiosa

A Galleria Grandiosa com suas lojas em fachada colonial oferece uma cultura gastronômica ou de compras recheada de autenticidade. Foi aqui que uma ala da Escola de Samba União Imperial batizou o navio em águas brasileiras unindo samba e gingado e quase que dizendo: Aqui é Brasil!

Ao caminhar pela galeria pude ver quadros de pintores da Renascença projetados na cúpula em led em um mosaico que uniu o passado ao futuro, gênios da humanidade dos pincéis a gênios da atualidade da engenharia da informação e da inteligência artificial.

MSC GRANDIOSA
Ao caminhar pela galeria pude ver quadros de pintores da Renascença projetados na cúpula em led

Masters of the Sea

Na primeira noite no MSC Grandiosa, após o doce espetáculo Sweet da Companhia Carousel – que leva ao país da imaginação a mente mais acinzentada, fui para o Masters of the Sea, um barzinho intimista ótimo para um papo e uma, duas, três cervejas. Ali, a surpresa: encontro a amiga Maristela Kalil e seu marido Carlos Campos que embarcaram em Gênova.

“Fizemos toda a travessia Marselha, Barcelona Málaga, Funchal, Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Ilhabela e finalmente Santos, foi ótimo”, elogia Maristela.

MSC GRANDIOSA
Maristela e Carlos não pouparam adjetivos positivos ao navio o que reforçou minhas observações preliminares

Os dois não pouparam adjetivos positivos ao navio o que reforçou minhas observações preliminares e referendou a minha tese: Não basta eu falar bem, frases de marinheiro incidental não valem. É preciso ouvir os viajantes que experimentaram a travessia em sua plenitude.  “O navio tem tudo pra justificar o seu nome grandioso, porque realmente é um navio bem cuidado, bem estruturado, possui  atendimento espetacular, uma navegação suave e tranquila mesmo em mares algumas vezes pesados, vale a pena, foi muito bom ter feito esse cruzeiro. Eu recomendo a todos”, disse-me Carlos.

MSC GRANDIOSA
Após duas ou três cervejas servidas no melhor estilo pub-inglês, subimos para o Attic Club.

Após duas ou três cervejas servidas no melhor estilo pub-inglês, subimos para o Attic Club. Balancei o esqueleto por alguns minutos e a alma pediu: “vai dormir!” Obedeci e fui.


*Este texto é a continuação da série DIÁRIO de um cruzeirista confinado, publicada em fevereiro deste ano, quando o autor contraiu covid em um cruzeiro de 7 noites para a Bahia. (confira nas próximas edições a continuidade deste diário)

**Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO


LEIA TAMBÉM:

DIÁRIO de um cruzeirista confinado (1)

Publicidade

22 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente não adianta ser enorme se não conseguem atender a todos, estou a bordo desse navio nesse exato momento
    há filas enormes desde o café da manhã até a janta, as bebidas nos bares nem se fala, uma demora, falta tudo não tem leite condensado para as bebidas, a piscina fica pequena para tanta gente.
    não tem um hóspede aqui que não está reclamando de pelo menos uma coisa

    • Tatiana não tem como estar nunca navio com trocentas pessoas e quer se atendida na hora, pra isso existe o msc yacth Club. Que tem até mordomo 24 hs.so uma sujestao.boa viajem.

    • O mesmo aconteceu comigo no ano passado no MSC Seashore, o maior da temporada. Fila enorme para tudo. Chegando em Salvador entraram mais tripulantes para tentar atender os passageiros. Ainda bem que tenho bom humor e me divertia com as tretas… Faça o mesmo. É melhor uma fila no cruzeiro que uma fila no hospital

      • Maravilhoso comentário!
        Parabéns eu digo a mesma coisa.
        Feliz quem pode fazer um cruzeiro
        Amei minha viagem em fevereiro e estou voltando agora dia 16 de dezembro no Preciosa com minha família.

      • Concordo, acabei de fazer um Mini Cruzeiro no MSC Preziosa, as filas eram todas programadas e muito bem organizada, tanto para embarque ou desembarque, nos passeios.
        Não faltou comida era muita fartura e deliciosa tanto no buffet qto nos restaurante. Shows, baladas, maravilhosos. Ameeeiiiii. Próximo será no MSC Grandiosa. Só não vejo a hora.

      • É isso aí! Amei seu espírito de dar ênfase para as coisas boas. Sou assim, principalmente quando viajo, mas tem gente que só dá ênfase para as os acontecimentos ruins da jornada.

  2. Navio maravilhoso, viagem maravilhosa. Não tenho palavras para elogiar e agradecer o passeio da travessia. O atendente foi perfeito de todos. Ressaltar principalmente os meninos do jantar Welber, Juan, Luiza parabéns a todos.

  3. BOA NOITE GOSTEI DO PAPO E DA CV NO SEU SITE BLZA GOSTARIA MUITO SABER ESSE PREÇO DE GENOVA A SANTOS E QUANTOS DIAS FAZ ESSE ITINERARIO OK AGUARDO RESPOSTA OBRIGADO

  4. Fiz essa travessia, de Gênova a Santos.
    Foi uma experiência ótima. Sempre bem atendida, tripulação extremamente simpática.
    Quanto à estrutura, serviços e produtos posso dizer que foram perfeitos.
    O único problema foi ter contraído Covid, dentro do navio. A maioria dos tripulantes com os mesmos sintomas e não houve, em nenhum momento, alerta para os devidos cuidados. Levando todos a acharem que se tratava de apenas uma gripe.

  5. Irei com uma amiga no cruzeiro com MSC Grandidosa (8 dias), roteiro: Santos – Búzios- Salvador – Maceió -Santos. Em 2022 fui no MSC Preziosa (3 dias) com muita chuva. Lindo navio! Agora, minha expectativa é enorme, como o Grandiosa. O vejo passar em frente ao meu prédio. Lindíssimo!

  6. Fiz a travessia do Atlântico nesse gigante, com minha esposa e um casal de amigos de 4 a 25 de novembro de 2023. Partimos de Civitavecchia, passando por Gênova, Marseille, Barcelona, Málaga, Funchal (Ilha da Madeira), 6 dias inteiros de navegação até Maceió, depois Salvador, Rio, Ilhabela e Santos. Maravilhosa nave, poderosa, minha esposa fez a experiência da excursão nos bastidores e amou o que viu e conheceu do navio atrás da infraestrutura e bastidores. Valeu demais!!!

  7. Meu Deus.
    Ainda acontecendo Covid no navio?
    Me afastei dos cruzeiros por 4 anos.
    Pretendo ir agora em janeiro/24. Espero que não aconteça nada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade