Redação DT
Muitos brasileiros já ouviram falar do Hotel & Golfe Clube dos 500. Um hotel clássico com paisagismo de Burle Marx, layout do arruamento de Prestes Maia, afresco de Di Cavalcanti, capela com afresco de Ricardo Menescale e localizado às margens da Via Dutra. O empreendimento está sob nova direção e o DIÁRIO – para resgatar um pouco da memória do lendário hotel – entrevistou Roberto Nogueira, diretor geral, para saber um pouco mais de sua gestão à frente do espaço e de sua carreira na hotelaria.
Nogueira é fisiologista formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e tem três MBA´s no currículo: Gestão Empresarial (FGV), Empreendedorismo (Babson School – Massachussets) e Hotelaria de Luxo (URM em Paris). É professor universitário, palestrante sobre mercado de luxo e de saúde e fonte jornalística nos segmentos.
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Desde 2014 é diretor geral do Hotel & Golfe Clube dos 500 e na área de “Service Innovation” onde implanta, implementa e customiza a prestação de serviço em empreendimentos para a hospitalidade. Com mais de 25 anos de experiência na área de hotéis, Roberto já atuou na Haber Hotelaria e cuidou pessoalmente de empreendimentos como TW Guaimbê, Pirâmides de Jarinu, SPAventura Ecolodge Hotel, Unique Garden Hotel & SPA – neste último fez a implantação e esteve na direção até novembro de 2011.
DIÁRIO- Há quanto tempo trabalha com hotelaria e por onde já passou?
Roberto Nogueira – Minha carreira no núcleo hoteleiro completou 25 anos. Atualmente dirigindo o Hotel & Golfe Clube dos 500, também atuo na formação do mercado de serviço, mais especificamente voltado ao luxo. Passei por hotéis como: Unique Garden, Viktória Garten, SPAventura, e participando de implantações como TW Guaimbé, Portal do Equilibrium e Pirâmides de Jarinu.
DIÁRIO- Fale-nos sobre o Clube dos 500. Quando chegou e quais as novidades no produto?
Roberto Nogueira – O Clube dos 500 é um verdadeiro oásis entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em uma área de 600 mil m², a proposta é a de que os hóspedes desfrutem da infraestrutura de um hotel grande e a exclusividade e a personalidade de um hotel pequeno, com o charme e o clima acolhedor do interior paulista.
Localizado no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o hotel é tombado pelo Patrimônio Histórico e marcado pela arte, bom gosto e força de sua história ligada a grandes nomes da nossa cultura, como a arquitetura de Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx, layout do arruamento do urbanista Prestes Maia, o afresco de Di Cavalcanti e a capela com afresco de Ricardo Menescal.
Estou desde novembro de 2014 envolvido em inovação de serviços e revitalização da marca. Em agosto de 2015, assumi plenamente os trabalhos no hotel e muitas implantações foram completadas. Temos a nossa própria linha de amenities, natural, sem silicones ou testes animais. Casado a este lançamento, temos também o aroma desenvolvido para o marketing olfativo que pode ser apreciado em todos os nossos ambientes. Uma combinação de bambu e gengibre deixam o frescor que revigora e energiza.
Mini bar também foi alvo que melhorias, com itens de maior qualidade e variedade. Atualização de enxoval, mudança cenográfica constante, repaginação de ambientes e apartamentos, contratação de dois Chefs que reinventaram a nossa culinária, além de que hoje também produzimos em nossa horta orgânica os ingredientes que vai direto à mesa do cliente. Implementação de serviços com passeios de balão, quadra de tênis, pista de cooper, parceria com Guias de Turismo com roteiros religiosos, de aventura e histórico.
DIÁRIO- O hotel é conhecido ou falta algum trabalho de marketing/comunicação?
Roberto Nogueira – O Hotel teve sua inauguração em 1951, o que faz dele um marco e claro, passamos a contar mais sobre este grande produto. Temos ampliado os relacionamentos de marketing direto e indireto, bem como reforçou-se o relacionamento com os grandes veículos fazendo-o referência e fonte jornalística em várias áreas. Estamos entre os 10 melhores campos de Golfe do Brasil e entre os Top 50 do mundo. Presente em feiras e eventos, maior utilização de redes sociais, anúncios e parcerias com rádio e televisão tem sido ferramentas para otimizar a propagação das boas notícias. Também conduzimos atividades de inter-relacionamento com fornecedores para desenvolvimento local e ampliando assim o enriquecimento do entorno.
DIÁRIO- A região tem hotéis semelhantes ao Clube dos 500?
Roberto Nogueira – Minha concorrência local difere-se do nosso produto. O Vale do Paraíba é muito rico em hotelaria, porém com outro perfil de produto e de serviço.
DIÁRIO- O hotel atende ao segmento MICE (eventos)? Qual o principal evento que recebe/realiza?
Roberto Nogueira – O Hotel, além de hospedagem para o lazer, atende desde convenções até palestras, treinamentos e meetings empresariais. Todas as salas são equipadas com ar-condicionado e wi-fi. O hotel também dispõe de modernos equipamentos áudios-visuais para que os eventos sejam completos e perfeitos. São 5 salões para convenção, Cinema, Boate, La Cave, Restaurante Di Cavalcanti, Restaurante Flamboyant, Restaurante Casa Amarela, Gastrobar e Campo de Golfe.
Os bucólicos jardins, com suntuosas árvores e lagos, oferecem o ambiente perfeito para um casamento no campo. Infraestrutura completa: Capela com 142m e capacidade para até 220 convidados, serviço de banquetes, atendimento impecável, hospedagem, salão de beleza, fornecimento de serviço em parceria com grandes nomes para cerimonial, floricultura e decoração, bandas e DJ´s, doces e bolos. Os noivos contam ainda com uma suíte especial para arrumação da noiva e para a tão sonhada noite de núpcias. A suíte possui decoração especial, cama king size, banheira e amenities diferenciados. Tudo para um dia inesquecível.
DIÁRIO- Hotelaria no Brasil: como vê o segmento no Brasil? Crescendo?
Roberto Nogueira – O mercado brasileiro cresce em várias vertentes – serviço é uma das que mais cresceu nos últimos tempos. O que falta no Brasil é mão de obra qualificada, disposição para o trabalho e comprometimento com a marca. Os jovens têm maior acesso e se formam mal. Por ser um povo hospitaleiro, temos mais habilidade para servir, mas antes, temos que desenvolver disciplina pessoal, desapego a feriados e se abrir para um mercado que tem muitas variantes; são escolas para a vida onde nelas se aprende a viver com a diferença.
Muitas empresas erram em não preparar seu efetivo e permitem assim um turnover depreciativo. Para a hotelaria, recursos de treinamento ainda são as melhores ferramentas de sucesso.
DIÁRIO- Tem alguma metodologia própria por trabalhar com hospitalidade?
Roberto Nogueira – Como já foi batizado, o “Método RN” tem sido minha garantia de sucesso na prestação de serviço. Confio na equipe e a atualizo constantemente. Faço do treinamento uma regra que exige acompanhamento constante para garantir eficácia. Desenvolvo todo o material didático, dou as aulas, cobro o exercício na prática.
Me envolvo com qualquer mudança e sou sempre aberto as mesmas. Faço questão da repaginação e do movimento, gosto de manipular a energia à favor do empreendimento e das pessoas. Faço constante 360º para conhecer ainda mais o perfil dos meus profissionais, chamo minha sala de Laboratório de Criação, e estou sempre andando com um dos meus bichos de estimação. Cultuo na equipe e nos clientes o amor à natureza e seus meios, respeito à vida e ao outro.