DIÁRIO repudia atos de vandalismo contra Democracia Brasileira

Continua depois da publicidade

O DIÁRIO DO TURISMO repudia qualquer ato de vandalismo e terrorismo contra a Democracia Brasileira. A invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal e Palácio do Planalto neste domingo (8) é inaceitável em tempos civilizados.

São atos inaceitáveis para a democracia brasileira e para a governabilidade nacional. Governadores de vários estados se colocam contrários a essas ações de terrorismo e desestabilização do estado democrático.

O Brasil elegeu seu novo presidente democraticamente, pelo voto nas urnas. A vontade da maioria do povo brasileiro deve ser respeitada. Tais atos violentos são manifestações antidemocráticas e ilegítimas que atacam os três Poderes. O governo e as instituições precisam voltar a funcionar dentro da normalidade, pois o Brasil tem um desafio de voltar a crescer, gerar empregos e riqueza, além de alcançar maior justiça social.

Veja também as mais lidas do DT

Vários presidentes de outros países também se manifestaram contra esses atos de terrorismo. Gabriel Boric, presidente chileno, Alberto Fernández, presidente da Argentina, Andrés Manuel López Obrador, presidente do México. O governo de Portugal, liderado pelo primeiro-ministro António Costa (Partido Socialista), repudiou os atos antidemocráticos.

Outros líderes europeus também se pronunciaram. O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que “instituições democráticas devem ser respeitadas” e que “o Presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também ofereceu apoio ao presidente e “às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro”.

Autoridades dos Estados Unidos também fizeram declarações de apoio. “O presidente Biden está acompanhando a situação de perto e nosso apoio às instituições democráticas do Brasil é inabalável. A democracia brasileira não será estremecida pela violência”, afirmou Jake Sullivan, assessor de segurança nacional.

Os atos guardam semelhanças com um evento ocorrido nos Estados Unidos que, coincidentemente, completou dois anos nesta semana. Ocorrida em 6 de janeiro de 2021, a invasão ao Capitólio foi insuflada por um discurso do então presidente Donald Trump em Washington, levando manifestantes a invadirem o prédio do Legislativo americano, em uma tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden na eleição de 2020 —o republicano e seus seguidores sustentam até hoje o discurso mentiroso de que o pleito foi fraudado.

CONSELHO EDITORIAL DO DIÁRIO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade