Diretores da Air France-KLM apresentam balanço 2023: ‘receitas +69% comparadas a 2019’

Continua depois da publicidade

O Grupo Air France-KLM realizou nesta terça-feira (12) uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço do grupo no Brasil este ano.

Por Paulo Atzingen, de São Paulo*


Os executivos Manuel Flahault, diretor Geral na América do Sul, e Sylvain Mathias, diretor Comercial na América do Sul, enumeraram as conquistas da empresa aérea, com destaque para a retomada dos números (leia-se índices de ocupação e retorno das frequências) em 2023, comparados aos patamares de 2019 no Brasil, a parceria com a GOL que foi renovada por mais 10 anos e os avanços em programas sustentáveis, destacando o uso do SAF(Combustível Sustentável de Aviação), uma das ações mais concretas para redução das emissões de CO2 das companhias aéreas e do grupo.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo Manuel, os voos das companhias no Brasil alcançam números semelhantes ao período pré pandêmico, o que é uma conquista: “Os 14 voos que tínhamos da Air France de Guarulhos e os 3 voos que tínhamos de Fortaleza, antes da pandemia, já retomamos. Os do Galeão, que eram 10 já retomamos 7, e de Belém, que não tínhamos, agora já operamos um voo semanal”, enumerou.

Um quadro de recuperação semelhante são as operações da KLM. “Antes da pandemia a empresa operava 7 voos semanais tanto de Guarulhos quanto do Galeão. Alcançamos essa mesma frequência em novembro”, comemorou Flahault.

No quadro geral, as duas companhias somavam em outubro deste ano um total de 39 voos semanais para a Europa. Cinco a menos do total de 44, antes da pandemia global.

Júlia de Medeiros Pinto, gerente de Marketing e Comunicação da Air France-KLM na América do Sul. fez uma breve introdução da coletiva e falou dos 90 anos da Air France (Crédito: Paulo Atzingen – DT) 

Previsões

Tanto Manuel, quanto Sylvain mostravam-se confiantes com o aumento das frequências e dos índices de ocupação dos voos, tomando como referência os números já alcançados em 2023.

A previsão de capacidade dos voos da Air France-KLM para o Brasil este ano gira em torno de um acréscimo de 16% sobre os números de 2022 e quase igualando o ano de 2019”, completou Manuel.

Quanto às receitas, os percentuais estão muito acima do período pré-pandemia (+69% comparado a 2019), o mesmo acontecendo com as receitas corporativas (+32% acima de 2019). Já quanto ao número de pessoas transportadas de/para a Europa, comparando este ano com o ano passado, os índices alcançam 14% para cima.

Air France
Os voos das companhias no Brasil alcançam números semelhantes ao período pré- pandêmico (Reprodução)

Parceria estendida com a GOL

O encontro serviu também para reforçar a renovação da parceria com a brasileira GOL, anunciada em 26 de outubro passado.  Iniciada em 2014 para um período de 5 anos, a parceria estratégica foi renovada em 2019 e agora novamente para um período de 10 anos. “Passageiros da Air France e da KLM podem fazer conexões em voos da GOL a partir de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Fortaleza (FOR). Passageiros da GOL também têm acesso à Air France e da KLM a partir de seus hubs nos aeroportos de Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã Schiphol”, disse Manuel. Essa conectividade e compartilhamento alcançam 80 destinos europeus e 45 destinos no Brasil.

Segundo dados apresentados na coletiva, mais de dois milhões de passageiros já se beneficiaram com essa parceria, iniciada em 2014.

Sustentabilidade

O encontro com jornalistas serviu para os diretores falarem do papel importante da companhia aérea em medidas relacionadas à diminuição de carbono na atmosfera. “Temos metas muito ambiciosas de desenvolvimento sustentável”, disse Manuel.

“Nosso objetivo é até 2030 reduzir as emissões de CO2 por passageiro-km em até 30% comparados aos índices de 2019, o que significa -12% em emissões absolutas de CO2.”, garantiu o diretor. Segundo ele, essas metas deverão ser atingidas com grandes investimentos em renovação de frota, com aeronaves mais eficientes em combustível e o uso do  Combustível Sustentável de Aviação.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade