Das cidades medievais às metrópoles modernas, a Alemanha desponta como um dos lugares preferidos por brasileiros que desejam viajar para o exterior. Quinto destino europeu mais procurado por turistas do Brasil, o país registrou de janeiro a novembro de 2019, 731 mil pernoites de
brasileiros, um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
EDIÇÃO DO DIÁRO
Um dos motivos para o crescimento no número de turistas brasileiros na Alemanha, se chama Deustche Zentrale fur Tourismus (DZT), em português, Centro de Turismo Alemão. No Brasil desde junho de 1981, o DZT em seu início era uma representação no escritório da companhia aérea alemã Lufthansa em São Paulo, mas a partir de janeiro de 2000, passou a ser incorporado a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK), onde permanece até hoje.
Uma das 31 representações alemãs em todo o mundo e a primeira na América Latina, o DZT do Brasil trabalha para promover a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e, ao longo destes 39 anos, foi responsável por dezenas de eventos que apresentam a cultura, história, gastronomia alemã e, claro, a paixão que une os dois países, o futebol.
Prova disso é que as ações realizadas para promoção da Copa do Mundo na Alemanha, em 2006, contribuíram para o país ganhar ainda mais visibilidade por aqui. “De 2009 a 2015, tivemos um incremento de 139% de pernoites de brasileiros”, afirma a Diretora do DZT no Brasil há oito anos, Margaret Grantham.
Para além dos negócios, salsicha e cerveja
O desafio para 2020 é mostrar que a Alemanha é ainda mais encantadora do que os rótulos dados ao país. “A Alemanha tem muito mais a oferecer. Hoje, inclusiva para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção, que também podem percorrer com a família os interiores do país que são cheios de experiências naturais e culturais fantásticas”, conta Margaret.
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A estimativa do DZT é que o número de brasileiros cresça ainda mais nos próximos anos e chegue a 1,7 milhão em 2030. “Cada vez mais os brasileiros percebem que a Alemanha não é só o motor econômico da Europa, mas tem muito a oferecer em termos de lazer. Muitos, inclusive, estão combinando suas viagens de negócios com alguns dias dedicados ao turismo”, finaliza ela.